14.05.2021

Comunicado 06/2021

Novo comunicado aborda a retomada da catequese e as Festas de Corpus Christi e São Pedro

Comunicado 06/2021

Após reunião com o Colégio dos Consultores realizada no dia 07 de maio de 2021, o Bispo Diocesano vem fazer os seguintes comunicados:

1. Paróquia São Paulo Apóstolo: diante da transferência do Revmo. Pe. Olímpio Andrade Sobrinho do ofício de pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Pequiá, Iúna-ES, Nomeamos o Revmo. Pe. Antônio da Luz Miranda, Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Pequiá, Iúna-ES, transferindo-o do ofício de Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro – Catedral.

2. Seminário Bom Pastor: o Revmo. Pe. Olímpio Andrade Sobrinho, após concluir o ofício de pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo em Pequiá, Iúna-ES, residirá no Seminário Diocesano “Bom Pastor”, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. No mesmo ato, Nomeamos o Revmo. Padre, Colaborador Pastoral nas Paróquias São Pedro – Catedral, e Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

3. Paróquia Santo Antônio de Pádua: Nomeamos o Revmo. Pe. Carlos Renato Carriço Gomes, Colaborador Pastoral na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Atílio Vivacqua-ES.

4. Iniciação Cristã: diante da reabertura, para aulas presenciais, das escolas, cada pároco defina a retomada das atividades da catequese infantil e preparação para a crisma, a partir de junho, sendo tomados todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades sanitárias.

5. Corpus Christi: neste ano de 2021, a próxima Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo se proceda da seguinte forma:

- Não haverá a confecção dos tapetes;

- Haja um maior número de Missas para melhor participação dos fiéis;

- Pode ser feita uma única carreata com o Santíssimo Sacramento após uma das Missas;

- Incentivem-se aos fiéis a enfeitarem as janelas, sacadas e/ou varandas de suas casas.

6. Festa de São Pedro: neste ano de 2021, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, em que se comemora o padroeiro diocesano, se proceda da seguinte forma:

- Não haverá a Procissão e Missa no Pavilhão da Ilha da Luz;

- Haverá às 10:00, no dia 29 de junho, na Catedral de São Pedro, transmitida pela Rádio Diocesana e demais mídias, Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por todo o Presbitério.

- As Paróquias situadas no Regional II e as Paróquias Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Itaoca e Sagrada Família, no Distrito de Vargem Grande do Soturno, deverão celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho (terça-feira), com Missas ou Celebrações ao redor da Palavra de Deus em todas as Comunidades.

- Nessas mesmas paróquias, por motivo da Solenidade de São Pedro e São Paulo ter sido celebrada no próprio dia 29 de junho, celebre-se no dia 04 de julho o 14º Domingo do Tempo Comum.

- As demais paróquias da Diocese celebrarão a Solenidade de São Pedro e São Paulo

no domingo dia 04 de julho.

7. Ação Solidária Diocesana: o sorteio da Ação Solidária Diocesana permanece no dia 29 de junho próximo, às 17:00, com transmissão ao vivo pela Rádio Diocesana e demais canais de redes sociais.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 14 de maio de 2021, Festa de São Matias, Apóstolo.

Publique-se

Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P.

Arcebispo-Bispo Diocesano

Pe. Bruno Sá Rangel

Chanceler

Veja aqui o comunicado original assinado pelo Bispo Diocesano e pelo Chanceler da Cúria