24.05.2021

11º Simpósio Nacional das Famílias

Encontro acontece neste sábado (29), em formato online, e terá como tema “Família e Catequese”

Neste ano, mais uma vez a Pastoral Familiar do Brasil terá um encontro virtual. Por conta da pandemia da Covid-19, o 11º Simpósio Nacional das Famílias será on-line, no dia 29 de maio, transmitido no canal da Pastoral Familiar no Youtube. O tema escolhido para essa edição é “Família e Catequese”. As inscrições estão abertas pelo link http://bit.ly/Simp2021.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano tem a parceria da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB na preparação do evento, por conta da temática.

O Simpósio é oportunidade de refletir sobre a relação da família com o processo catequético, além de apresentar à Pastoral Familiar as indicações do “Novo Diretório para a Catequese”.

Durante o 11º Simpósio Nacional das Famílias serão aprofundados temas como “Família e Catequese”, “Família e Catequese Doméstica” e “Família e Catequese de Iniciação à Vida Cristã”.

Diretório para a Catequese

O documento foi redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE). De acordo com o Vaticano, a publicação de um Diretório para a Catequese representa um acontecimento feliz para a vida da Igreja.

“Com efeito, pode constituir um desafio positivo para todos os que se dedicam ao grande empenho da catequese, uma vez que permite experimentar a dinâmica do movimento catequético que sempre teve uma presença significativa na vida da comunidade cristã”, destaca o texto.

Na CNBB, o documento foi avaliado como “denso de lucidez para falar da potência evangelizadora que a iniciação à vida cristã confere à catequese”. Há a expectativa dos bispos para que o Novo Diretório de Catequese venha somar-se ao atual esforço da Igreja para dialogar com homens e mulheres dos tempos atuais e de todas as idades.

Informações de Luiz Lopes