22.06.2021

Ampliada Regional da PJ

Pastoral da Juventude dos Regionais Leste 2 e Leste 3 se reúnem para planejamento e eleição. Dom Luiz Fernando envia mensagem de motivação aos jovens

Durante o feriado de Corpus Christis (03 a 06 de junho) a Pastoral da Juventude dos Regionais Leste 2 e 3 realizaram a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude. O objetivo desta Ampliada, que é realizada a cada três anos, é de avaliar o caminho pastoral, planejar o próximo triênio, além da eleição para escolha dos representantes para os serviços da Coordenação Nacional (CN), Secretaria Regional (SR) e Comissão Regional de Assessores (CRA). A metodologia utilizada para o encontro foi do “ver, julgar e agir”, e pela primeira vez, devido a pandemia da Covid-19, foi o encontro foi realizado no formato virtual.

O encontro teve a participação de dezenas de delegadas e delegados de diversas Dioceses e Arquidioceses dos Estados de MG e ES, além da participação de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial da Comissão para a Juventude e bispo de São João Del-Rei (MG), Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES), Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude e da Secretária Nacional da Pastoral da Juventude, Michelle Gonçalves.

A delegação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim contou com os jovens Antônio Carvalho, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Igormiguel Bianchi, Coordenador da PJ no Regional 1 de nossa diocese,  Thais Favoreto, da Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes, Rayane Almeida, da Paróquia São Filipe do Bairro Aeroporto em Cachoeiro, além dos assessores diocesanos da Pastoral da Juventude, Vânia Campanha e Liomar Oliveira, das paróquias Santo André Apóstolo em Aracuí e São Miguel Arcanjo em Guaçuí, respectivamente.

A Ampliada Regional da Pastoral da Juventude dos Regionais Leste 2 e 3 foi um marco para a juventude do Estado do Espírito Santo, pois, a partir dela, foi formada a primeira Coordenação Regional da Pastoral da Juventude do Regional Leste 3 da CNBB-ES recentemente criado.

Dom Luiz Fernando

Após saber da realização da Ampliada Regional da PJ, nosso bispo diocesano Dom Luiz Fernando deixou uma mensagem de motivação para nossos jovens: “Olá juventude, queria mandar um abraço a cada um, a cada uma, e dizer para vocês que este tempo de pandemia não pode nos paralisar. Temos que nos movimentar, temos que nos encontrar através das mídias sociais e não deixar parar nossas comunidades, nos relacionar uns com os outros, procurar as coordenações e não deixar a juventude se dispersar. Um grande abraço, Deus abençoe a cada um.”

Eleição

Durante a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude ocorreu também a eleição da nova coordenação para os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo:

Regional Leste 2- Minas gerais

Tiago Carvalho, Arquidiocese de Belo Horizonte – Secretário Regional

Mariana Borges, Diocese de Divinópolis – Coordenadora Nacional

Alessandro Seara, Arquidiocese de Belo Horizonte e Jassiara Santos, Diocese de Divinópolis – Comissão Regional de Assessores

Regional Leste 3 - Espírito Santo

Mayra Karolina, Arquidiocese de Vitória – Secretária Regional

Aldiceia Costa, Diocese de São Mateus – Coordenadora Nacional

Eviane Machado, Arquidiocese de Vitória e Letícia Pelúzio, Diocese de São Mateus – Comissão Regional de Assessoras