31.08.2021

Pe. Bruno Firmino

Primeira ordenação presbiteral de 2021 foi realizada sábado (28), em Rio Novo do Sul

Dia 28 de agosto a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim encheu-se de alegria com a Ordenação Presbiteral de Bruno Ferreira Firmino. Realizada na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, a ordenação contou com a presença de amigos e familiares de Padre Bruno, seminaristas, diáconos, presbíteros e do bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. Juntos, se uniram à presença virtual de todo o povo de Deus, que participou através das mídias digitais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e das Paróquias Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul) e Santíssima Trindade (Marataízes).

Incialmente programada para o dia 14 do mesmo mês, foi necessária a alteração da data devido ao então ainda diácono ter sido diagnosticado com a Covid-19. Curado, Bruno Firmino pôde dar o seu “sim” definitivo no ministério da ordem presbiteral.

E para o bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, que presidiu a ordenação, a nova data ficará marcada para o Padre Bruno como um direcionamento a ser sempre seguido. Com o lema da ordenação sendo “o Bom pastor dá a sua vida por suas ovelhas”, Dom Luiz Fernando relembrou que 28 de agosto é dia da Solenidade de Santo Agostinho. O bispo de Cachoeiro de Itapemirim também mencionou que o dia anterior, 27 de agosto, ficou marcado pelo falecimento de três grandes bispos da Igreja do Brasil: Dom Helder Pessoa Câmara (1909-1999), Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006) e Dom José Maria Pires (1919-2017).

“Eu falei desses quatro modelos, todos eles foram bons pastores porque seguiram o Bom Pastor que é Jesus. Faça o mesmo Bruno e você será um grande servidor, será um bom padre. Não precisa ser famoso como eles, não é necessário isso, para nenhum de nós. Mas seja bom. Siga as orientações do Bom Pastor. Procure fazer como Jesus, amar, servir, estar ao lado dos pequenos, ir ao encontro das ovelhas que mais precisam. É isso que Deus espera do seu ministério, é isso que Ele espera de cada um de nos.”

Servindo a Deus no povo

Natural da Comunidade Arroio das Pedras, de Rio Novo do Sul, Pe. Bruno Ferreira Firmino ingressou no Seminário Propedêutico no de 2010. Em 16 de janeiro de 2021 foi ordenado diácono transitório na Catedral de São Pedro (Paróquia São Pedro – Catedral), em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante sua formação o presbítero atuou em diversas localidades e paróquias, tendo passado pelas Paróquias Sagrada Família (Soturno – Cachoeiro de Itapemirim), São Filipe (bairro Aeroporto - Cachoeiro de Itapemirim), Nossa Senhora do Rosário (Ibatiba), São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte) e Santíssima Trindade (Marataízes).

Pe. Bruno Firmino também atuou na Igreja Irmã da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, situada no estado do Pará.

“Ser padre não é um título de honra. Ser padre não é ser mais do que nenhum cristão, é ser um cristão que foi chamado para um ministério especifico, ordenado para servir os seus irmãos, para servir o povo de Deus, para servir a Deus no povo.” – Dom Luiz Fernando Lisboa.

Fotos: André Fachetti e Farlei Bazoni