28.09.2021

Coração da Igreja

Pastoral da Juventude celebra 35 anos de atuação no Espírito Santo

A Pastoral da Juventude capixaba completou 35 anos de atuação. E para celebrar este momento especial, o Convento da Penha recebeu no sábado (25) a Missa Festiva que encerrou as comemorações da PJ no Espírito Santo. "A pastoral é ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se evangelizadores de outros jovens.", menciona o Convento em seu site oficial.

Fazendo uma mistura de solidariedade, empatia e fé, os jovens da PJ são convidados a manter a resistência na perseverante oração. Nesse sentido, são importantes vozes na sociedade, bem como na mobilização por um mundo melhor para todos. Além do futuro, os jovens também são o presente na defesa dos mais vulneráveis, na busca por uma juventude unidade numa mesma fé e como protagonistas de um novo mundo.

O Arcebispo de Vitória Dom Frei Dario Campos, OFM presidiu a Missa no Campinho do Convento, que teve a presença de jovens das quatro dioceses do Espírito Santo e transmitida nas redes sociais do Convento da Penha. Itens também foram arrecadados em comunhão com a campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória.

Coração da Igreja

No início da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi acolhida ao som de “Iaiá, você vai à Penha? Me leva ô, me leva…”, música das bandas de congo em homenagem à Padroeira do Espírito Santo. A bandeira da PJ capixaba, um dos símbolos de luta pelas causas sociais da Pastoral, também foi levada até o altar.

Dom Dario Campos, em suas palavras iniciais e na homília, falou sobre o Regional Leste 3, que teve criação aprovada em abril. O Regional Leste 3 é composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo: a Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

O arcebispo de Vitória afirmou ainda que o lugar dos jovens é no coração da Igreja, afim de que sejam formados como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e enviados a missão.

No fim, Frei Pedro de Oliveira deixou uma mensagem para os jovens em nome da fraternidade do convento da Penha, e o guardião, Frei Paulo Roberto, deu a benção final junto a Dom Dario.

Confira a reportagem especial no vídeo abaixo:

Informações: Convento da Penha

Fotos: Marcos Antoniazi