11.10.2021

Assembleia Eclesial

Última formação diocesana acontece dia 22 de outubro com o Pe. Andherson Franklin. Tema central serão as Conferências de Santo Domingo e de Aparecida

O papa Francisco propôs e incentivou a realização de uma Assembleia Eclesial para toda a Igreja da América Latina e do Caribe, em suas palavras o papa afirmou: “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”.

O primeiro passo da escuta continental já está sendo realizado, no intuito de escutar e reconhecer as diversas e ricas realidades eclesiais presentes na Igreja Latino Americana. Que serão apresentadas na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que terá como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021.

A  Diocese de Cachoeiro de Itapemirim vem realizando uma série de três encontros formativos, nos quais estão sendo apresentados os passos que foram dados desde o Concílio Vaticano II até à Conferência Episcopal Latino Americana de Aparecida. Dois destes encontros já foram realizados, contando com as participações dos Padres Joselito Ramalho e Fábio Eduardo de Lima. E no dia 22 de outubro a Diocese de Cachoeiro realizará a terceira e última formação, cujo tema será:  As linhas gerais das Conferências de Santo Domingo e Aparecida e contando com a assessoria do Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza.

São convidados a participarem desse encontro:

- Coordenadores (as) dos Conselhos Paroquiais.

- Coordenadores (as) dos Conselhos Comunitários.

- Coordenadores (as) das Pastorais, Ministérios e Movimentos.

- Animadores (as) dos Círculos Bíblicos

- Coordenadores (as) dos Ministros da Palavra e da Eucaristia.

- Lideranças e membros das pastorais e movimentos comunitários e paroquiais.

A Formação será realizada pela Plataforma Zoom e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, possibilitando assim um maior número de participantes.

São 20 vagas destinadas às Paróquias que deverão ser distribuídas entre os segmentos acima mencionados. Porém todos podem participar através do canal do YouTube da Diocese (clique aqui e se inscreva)

Programação dos dias e formações:

Primeira Formação: 27 de Agosto às 19:30hs

Os passos do Concílio Vaticano II e a criação do CELAN (Conferência Episcopal Latino Americana)

Pe. Joselito Ramalho Nogueira

Segunda Formação: 17 de Setembro às 19:30hs

As linhas gerais das Conferências de Medelin e Puebla

Pe. Fábio Eduardo de Lima Santos

Terceira Formação: 22 de Outubro às 19:30hs

As linhas gerais das Conferências de Santo Domingo e Aparecida

Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza

* O Link do Zoom estará disponível apenas para as paróquias, que enviarão aos seus devidos participantes (20 vagas por paróquia). Link do Youtube já disponível acima.