Notícias

19.10.2021

São Paulo da Cruz

Santo italiano é o fundador da Congregação Passionista. Dom Luiz Fernando conta um pouco sobre o carisma e espiritualidade dos passionistas


Em 19 de outubro celebramos o dia de São Paulo da Cruz, santo italiano e fundador da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, também conhecida como Passionistas.

Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo missionário e pertencente à congregação passionista, gravou uma mensagem endereçada ao povo de Deus da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Ao lado de um quadro do santo fundador, o bispo de Cachoeiro de Itapemirim falou um pouco do carisma que a congregação traz consigo e como isto é parte fundamental de sua espiritualidade.

“Ao olhar para o crucificado, São Paulo da Cruz nos diz que devemos olhar os crucificados da história, as pessoas que mais sofrem, os mais vulneráveis. Então todo o passionista, além dos três votos: pobreza, castidade e obediência – fazem também este voto de fazer memória da paixão.”

Veja a mensagem abaixo:

 

O Fundador

Paulo Francisco Danei nasceu em Ovada-Itália, no dia 3 de Janeiro de 1694. Lucas e Ana, seus pais, eram cristãos exemplares e muito devotos da Paixão de Jesus. Durante a juventude ajudou o pai no comércio. Chamado por Deus a seguir os exemplos de Cristo crucificado, em 1720 vestiu o hábito religioso, dedicando-se inteiramente ao ascetismo e ao apostolado. Foi ordenado sacerdote pelo Papa Bento XIII durante a sua permanência em Roma onde, temporariamente, se dedicou ao serviço dos doentes, e recebeu a licença pontifícia para começar a reunir companheiros para a nova Congregação Religiosa.

Retirando-se para a solidão no Monte Argentário, juntamente com seu irmão, o Venerável Padre João Batista de São Miguel Arcanjo (João Batista Danei), fundou, por inspiração divina, a Congregação da Paixão de Jesus Cristo, cujo fim principal é meditar e anunciar a Sua paixão e morte.

Com a mesma finalidade fundou também o Instituto das Religiosas da Paixão, de vida contemplativa. Pregador incansável da Palavra da Cruz, Superior exímio da Congregação, modelo sublime de penitência e de contemplação, iluminado diretor espiritual, é considerado o maior místico do século XVIII. Morreu em Roma a 18 de outubro de 1775. Foi canonizado pelo Beato Papa Pio IX em 1867. Sua festa é dia 19 de outubro.

 

*Com informações dos Passionistas da Província da Exaltação da Santa Cruz

 

 

 

Mais Notícias