20.10.2021

Estive preso e fostes me visitar

Seminaristas da Diocese de Cachoeiro realizam visita e celebram a Eucaristia em presídio de Viana

A comunidade formativa do Seminário Maior São João Maria Vianney realizou uma visita ao Presídio de Segurança Média II em Viana nesta terça-feira, 19 de outubro.

Nossos seminaristas estiveram acompanhados do Pe. Thiago da Silva Vargas - Reitor do Seminário Maior, do Pe. Vítor César e de alguns agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória.

Durante a visita foi celebrada a Eucaristia e houve um momento de conversa com alguns internos.

“Dentro do projeto de formação de nossa Diocese e em sintonia com a Ratio Fundametalis Institutionis Sacerdotalis, n. 124: ‘uma especial atenção deve ser reservada à preparação dos seminaristas, relativamente às modalidades específicas de acompanhamento pastoral das crianças, dos jovens, dos doentes, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos presos e de quantos vivem em situações de solidão ou de pobreza…’”, ressaltou o Pe. Thiago Vargas.

O presbítero destacou também a importância desta atividade pastoral no período de formação dos futuros sacerdotes:

“Uma vez que a finalidade do Seminário é preparar os seminaristas para serem pastores à imagem de Cristo, a formação sacerdotal deverá estar animada por um espírito pastoral que os torne capazes de ter aquela mesma compaixão, generosidade, amor por todos - especialmente pelos mais pobres - e pronta entrega pela causa do Reino de Deus. Por isso, os formadores devem oferecer espaços de desenvolvimento dessas atividades, para oportunamente aconselhar e apoiar o seminarista e ajudá-lo a avaliar o serviço prestado.”

"Estive preso e fostes me visitar" (Mateus 25, 36).

Fotos: Seminário Maior "São João Maria Vianney"