21.10.2021

Kerigma

Iniciativa da Diocese de Cachoeiro é a vencedora dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Uma noite de gala. Assim definiu o apresentador José Eymard, que junto de Manuela Castro apresentaram a cerimônia de premiação da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Dom Edilson Nobre - membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, Padre João Paulo dos Santos – Reitor do Santuário Basílica do Pai Eterno, e Rafael Alves - coordenador dos Prêmios, também participaram fisicamente, assim como a cantora Ziza Fernandes. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, participou de forma remota enviando um vídeo parabenizando cada um dos finalistas.

A cerimônia ocorreu em formato híbrido, com a produção sendo gravada do Cineteatro Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno) e os finalistas participando de forma online. Foram quase 50 concorrentes que disputavam 15 troféus, divididos em 8 categorias.

Primeiro Vencedor

Dentre categorias renomadas, como o Margarida de Prata para cinema, haviam duas que estavam estreando nesta 53ª edição: o prêmio Papa Francisco, voltado para teses e pesquisas acadêmicas, e o Pastoral Kerigma, para iniciativas das pastorais e setores de comunicação das dioceses e paróquias do Brasil.

E foi nesta última que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim concorreu e se sagrou vencedora da categoria. Com a iniciativa “Formação Simples para Live”, de Lealdo Silva e Flávio Faco, a diocese do sul capixaba se torna a primeira vencedora da história do prêmio. Este também se torna o primeiro prêmio do recém-criado Regional Leste 3, integrando as Igrejas particulares do estado do Espírito Santo.

Kerigma

Kerigma é uma palavra encontrada no novo testamento bíblico, tendo como significado mensagem, anúncio ou proclamação. “O sentimento que tenho é de gratidão, nunca foi a nossa intenção ser premiado, mas apenas ajudar as diversas realidades que temos na Diocese e na Igreja no Brasil”, ressalta Lealdo Silva, idealizador da iniciativa.

“Formos em buscas de meios para conseguir levar a mensagem de esperança para os que estavam em casa, buscamos muitos tutoriais. Foram meses até conseguir chegar a uma transmissão mais estável com um nível mesmo pequeno de qualidade. A partir dessa minha dificuldade e dos meus amigos, pensava: ‘se eu estou tendo dificuldade imaginas as pessoas que não tem esse acesso diário à internet, computadores’. Daí veio a necessidade de fazer uma formação simples. A intenção sempre foi ajudar.”

Para Flávio Faco, agradecer é a palavra-chave neste momento:

“A sensação é incrível. Ser indicado foi mágico. Sair vencedor é surreal! Mas cheguei até a pensar que não ganharíamos. Não diminuindo o nosso trabalho, pois sabíamos da relevância dele, mas por vermos a grandiosidade dos demais finalistas e dos profissionais ali. Tantas pessoas importantes, jornalistas gabaritados, profissionais de renome e arquidioceses grandiosas. E no meio de todos eles estávamos nós, uma Diocese do interior do Espírito Santo. Ser agraciado com este prêmio é algo que realmente não tem palavras que defina. Na verdade, há uma: gratidão. Gratidão a Deus, aos meus pais, minha companheira, ao nosso Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, ao Lealdo, e a todos que sempre acreditaram no trabalho da comunicação da nossa Diocese de Cachoeiro.”

Saiba quem são os ganhadores:

PAPA FRANCISCO (PESQUISAS)

MARGARIDA DE PRATA (CINEMA)

CLARA DE ASSIS (TV)

DOM HELDER (IMPRENSA)

DOM LUCIANO (INTERNET)

KERIGMA (PASCOM)
Formação simples para live – Flávio Faco e Lealdo Silva (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES)

MICROFONE DE PRATA (RÁDIO)

MENÇÃO HONROSA “IRMÃ DOROTY STANG”
José Maria Mayrink – homenagem póstuma
* 1938  + 2020