02.08.2022

Sem idade para amar o Senhor

Senhora de 94 anos é crismada e dá exemplo de fé e amor a Deus

Em um final de semana abençoado para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nos dias 30 e 31 de agosto mais de 300 jovens e adultos confirmaram o seu batismo através do recebimento do Sacramento da Crisma.

No sábado, em Cachoeiro de Itapemirim, na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (bairro Nova Brasília), foram duas celebrações realizadas e 150 jovens e adultos crismados. No domingo (31), na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo, foi a vez de outros 180 jovens receberem o Sacramento da confirmação, também em duas celebrações realizadas. As quatro celebrações foram presididas pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Os jovens, as pessoas que se apresentaram para o sacramento da crisma, estavam muito bem preparados”, mencionou Dom Luiz Fernando ao elogiar os catequistas de nossa Igreja.

Uma jovem de 94 anos

Durante uma das celebrações de sábado uma das crismandas chamou a atenção dos fiéis e do próprio bispo diocesano. Era dona Celcina Idalino Fonseca, uma senhora de 94 anos, que transbordou carisma e exemplo de amor a Deus ao aceitar ser crismada mesmo em uma idade considerada avançada.

Dona Celcina nasceu em 04 de novembro de 1927 e completa 95 anos em 2022. Dias antes de sua crisma, em 8 de maio, ela recebeu o Sacramento do Batismo pelas mãos do Pároco da Paróquia Sagrados Corações, Pe. José Carlos Brasil Magalhães. O vídeo do momento em que é ungida pelo santo óleo do Crisma já recebeu dezenas de milhares de visualizações, tanto nas redes sociais da Diocese de Cachoeiro como também em outros perfis.

O exemplo de Dona Celcina também foi destaque do podcast diário de Dom Luiz Fernando, quem em “A Voz do Pastor” dessa segunda-feira, 1º de agosto, mencionou a alegria de ter crismado esta senhora com espírito juvenil.

“É um grande exemplo para jovens e adultos de que nunca é tarde para darmos passos na nossa vida cristã, nunca é tarde para buscarmos um sacramento. Há muitas pessoas que não dão passos e que por isso paralisam um pouco a sua vida cristã, não participam plenamente, intensamente da Igreja, porque lhe falta algum sacramento. É muito importante darmos os passos. Toda pessoa que tiver dificuldade nesse sentido, nessa área, procure o padre da sua paróquia, procure um diácono, um dirigente ou animador ou animadora da comunidade e explique a sua situação para ser ajudado. Veja que essa senhora recebeu o sacramento da Crisma, estava muito feliz e toda a juventude que também recebeu o sacramento junto, naquele dia, se alegrou e achou incrível o exemplo que ela deu.”

Um momento tão marcante que Dona Celcina confessou a pessoas próximas: "é o dia mais feliz da minha vida".

O que é ser jovem?

Ser jovem não implica nos dígitos referentes a idade, muito menos no ano de nascimento de alguém.  Em Mateus 19:14, Jesus já nos diz abertamente: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".

São bem-vindos ao Reino todos aqueles que são como as crianças, como os jovens. Aqueles que possuem a pureza, a atitude e a alegria dos pequeninos. Ser jovem é reunir essas qualidades em nosso dia a dia. Ser jovem é ser como dona Celcina, batizada e crismada na Igreja católica aos 94 anos de idade. Pois não há idade para amar o Senhor!

Imagens: Comunidade Santa Terezinha - Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria / Pascom N. Sra. da Penha - Castelo

Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no município de Castelo

Texto: Flávio Faco