06.12.2022

Agostinianos celebram 434 anos de Recoleção

Paróquias de Cachoeiro, Muqui e Castelo celebram os 434 anos da Recoleção Agostiniana

A família Agostiniana Recoleta de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Muqui celebraram nesta segunda-feira, 05 de dezembro os 434 anos da Recoleção Agostiniana.

Na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim, uma Santa Missa presidida pelo Prior da comunidade e Pároco, Frei Silvestre Brunoro O.A.R e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Frei Enéas Brerilli O.A.R marcou a data.

Durante a celebração, os Frades renovaram seus votos de pobreza, castidade e obediência, e os Membros da Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta (FRASAR), renovaram suas promessas.

Em Castelo, a celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Penha (Matriz) presidida pelo pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, O.A.R e concelebrada pelos Freis Egisto Cansian, O.A.R e José Luiz Rodrigues de Oliveira, O.A.R. Na ocasião os religiosos agostinianos renovaram seus votos. Na ocasião também foram renovadas as promessas da FRASAR.

Na Paróquia São João Batista, em Muqui, uma Santa Missa foi realizada às 7 horas pelo Pároco, Frei Jonas Gusson O.A.R. Após a missa, foi servido um almoço em clima de fraternidade.

🔹Agostinianos Recoletos

A origem dos Agostinianos Recoletos foi em dezembro de 1588, no seio da Província agostiniana de Castela, na Espanha, com o objetivo de instaurar um sistema de vida mais austero e resgatar assim o espírito da Regra de Santo Agostinho.

O documento que descreve como será o estilo de vida destes frades reformados chama-se “Forma de Viver”.

Não demorou muito para obter a confirmação pontifícia.

A forma de viver contém 14 capítulos nos quais traduzem e resumem o desejo de maior simplicidade, vida espiritual e comunitária mais intensa assim como uma grande ênfase nos aspectos ascéticos da vida religiosa.

Os Religiosos Recoletos começaram a vivenciar tudo isso no primeiro convento liberado para este fim, em “Talavera de La Reina”(Espanha), em outubro de 1589.

Essa nova maneira de vivenciar a vida religiosa chamou a atenção de muitos frades agostinianos e de muitos jovens e em pouco tempo mais conventos foram fundados em toda a Espanha.

Em 1912 foram reconhecidos como uma Ordem completamente independente e autônoma, sempre em união espiritual com o carisma da grande Família Agostiniana.