07.12.2022

Fundação Santa Terezinha é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública

Fundação gerida pela Diocese de Cachoeiro amplia sua atuação nas áreas assistências, educacionais e sociais

A Fundação Santa Terezinha foi reconhecida como uma Instituição de Utilidade Pública de Cachoeiro de Itapemirim. Para receber esse reconhecimento, os vereadores da Câmara Municipal do município aprovaram, em primeiro turno e por unanimidade, o projeto de lei por iniciativa do vereador Marcelinho Fávero (PL).

“A declaração vai ser importante para a Fundação Santa Terezinha, que poderá ter mais amparo do Poder Público nas suas atividades”, explicou Marcelinho Fávero. Ao justificar o projeto de lei, o vereador destacou a tradição da entidade, cuja história começou 1993, há 29 anos na promoção da evangelização através dos meios de comunicação social; no auxilio e preservação da formação cívica, moral, educacional, cultural e religiosa do povo brasileiro, através da divulgação escrita, falada e televisionada; A dedicação às obras de promoção humana, social, cultural e educacional sem discriminação, observando os preceitos da doutrina Católica Apostólica Romana.

Votada e aprova na terça-feira, 29 de novembro, a Utilidade Pública é regulamentada pela lei complementar municipal 6.014/2007. A declaração concedida pelo Legislativo é necessária, por exemplo, para que as organizações sociais possam firmar convênios com o poder público e receber emendas. É exigido que elas apresentem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), cópia do estatuto, ata de eleição dos dirigentes, balanço patrimonial e relatório detalhado de atividades. O PL aguarda sanção do Prefeito Victor Coelho (PSB).

“Para que a Rádio Diocesana fosse criada, a Fundação Santa Terezinha foi pensada e gerada pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em há 29 anos... no ano passado (2021), quando recebi o convite de Dom Luiz Fernando Lisboa para assumir a presidência, eu vislumbrei no estatuto da Fundação, que ela poderia realizar vários outros trabalhos assistenciais, educacionais… com a criação do Vicariato para Comunicação, começamos a desenvolver esse projeto para Fundação” explicou a Presidente da Fundação Santa Terezinha, Cristiane Lázaro.

Com esse reconhecimento, a Fundação Santa Terezinha inicia suas atividades nas áreas assistências, educacionais e sociais neste mês de dezembro (2022).

“Nos dias 15 e 16 deste mês, iniciamos o projeto ‘Fundação Santa Terezinha de Empreendedorismo Feminino’ na comunidade São José do bairro Zumbi em Cachoeiro. Serão ofertaras, gratuitamente, 84 vagas para qualificação nas áreas de gastronomia e confeitaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. A conclusão será em seis meses. Neste período, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE capacitará as alunas para que possam desenvolver um pequeno negócio”, detalhou.

Presidente da Fundação Santa Terezinha, Cristiane Lázaro e Vereador Marcelinho Fávero, falam à Rádio Diocesana sobre a certificação.

🔹Fundação Santa Terezinha

A Fundação Santa Terezinha é uma entidade de natureza privada que pertence à Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, fundada em 05, julho, 1993, sem fins lucrativos, constituída com a finalidade de desenvolver projetos de caráter cultural, educacional, beneficente e assistencial.
Seus principais objetivos envolvem: a promoção da evangelização através dos meios de comunicação social; Auxiliar e preservar a formação cívica, moral, educacional, cultural e religiosa do povo brasileiro, através da divulgação escrita, falada e televisionada;  Dedicar-se às obras de promoção humana, social, cultural e educacional, sem discriminação de sexo, idade, raça, credo religioso, político ou condição social, observando os preceitos da doutrina Católica Apostólica Romana.

A fundação também está cadastrada no segmento de rádios por ser detentora da Rádio Diocesana FM 95,7, uma entidade sem fins lucrativos, que possui como principal propósito a evangelização de forma divertida, informando e educando os ouvintes. Ao longo dos anos, a Fundação Santa Terezinha também vem desenvolvendo vários projetos sociais na diocese de Cachoeiro do Itapemirim em parceria com a Caritas Diocesana junto aos asilos e paróquias da Diocese.