08.12.2022

Diocese de Cachoeiro parabeniza Dom Décio Zandonade (Colatina), pelo ano Jubilar

Celebração em Venda Nova do Imigrante marca início das comemorações do ano Jubilar de Dom Décio Zandonade

Neste ano de 2022, o Bispo Emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade tem muitos motivos para comemorar. Em 2 de fevereiro, ele completou 25 anos de Ordenação Episcopal (Jubileu de Prata). Já neste mês de dezembro, dia 02, chegou aos 80 anos de vida e no próximo dia 16, Dom Décio celebra 50 anos de vida sacerdotal (Jubileu de Ouro).

As comemorações começam hoje, 08 de dezembro, quando o Bispo Emérito preside, às 19 horas, uma Missa em sua terra natal, Venda Nova do Imigrante, na região que pertence à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Nascido em Venda Nova do Imigrante, em 1942, aos 10 anos, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, em Vargem Alta. Em 1960, entrou para a Congregação Salesiana e, sete anos mais tarde, fez sua Profissão Religiosa Perpétua. Foi ordenado presbítero em 16 de dezembro de 1972.

Dom Décio é formado em Filosofia, Teologia e Letras. Ocupou vários cargos dentro da Congregação Salesiana. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997. Sua primeira missão foi como bispo auxiliar de Belo Horizonte. Em maio de 2003, o Papa João Paulo II o transferiu para a Diocese de Colatina onde durante 11 anos serviu intensamente como pastor diocesano.

Em maio de 2014, tornou-se bispo emérito e, no ano seguinte, assumiu a reitoria do Santuário Diocesano, missão a que se dedica atualmente.

A programação para as comemorações neste mês de dezembro, segue em sequência nos dias 16, 17 e 18, com celebrações no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, na Catedral de Colatina e no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais.

A Diocese de Cachoeiro está em festa por Dom Décio Zandonade e suplica ao Senhor que o abençoe, proteja e lhe conceda bênçãos copiosas de saúde e paz.