22.03.2023

Idoso comemora aniversário de 100 anos com vista da Pastoral da Pessoa Idosa

Neste dia de festa, ela rezou e agradeceu a Deus pela longevidade

Um dos primeiros idosos cadastrados junto a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim soprou as velinhas no último sábado (18). Belmiro Rosseto completou 100 anos de vida no dia 17 de março e é exemplo de lucidez, saúde e disposição aos familiares e amigos. Neste dia de festa, ele rezou e agradeceu a Deus pela longevidade.

“Eu estou muito feliz”, afirmou Sr. Belmiro, como é conhecido por todos. A festa organizada pela PPI foi também um marco na história da pastoral, que iniciou seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora da Penha, após um longo período de formação junto a Arquidiocese de Vitória. O aniversariante é morador de Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim e, foi um dos primeiros idosos cadastrados junto a PPI. Sr. Belmiro não tem nenhum problema sério de saúde, salvo aqueles característicos da idade avançada, como dificuldade de locomoção, baixa visão e audição. No mais, adora conversar e é muito ativo.

Antes de cantar os parabéns, um sorriso largo e muita agilidade. Quem o vê, logo percebe que o embalo é de quem já segurou muitos bebês nos braços. Foram 7 filhos, 16 netos e 7 bisnetos todos da mesma família com quem morou a vida inteira.

Casou-se com a esposa Luiza Beunelli Rosseto, em 1951, o primeiro filho chegou 1 ano após o casamento. A companheira não teve a mesma longevidade e faleceu há 8 anos, Sr. Belmiro segue firme e forte, sem pressa de parar de sorrir.

“Meu pai nasceu em Castelo e desde que mudou-se para cá (Burarama), nunca mais saiu. Trabalhou por 64 anos como Dentista Prático. Muito católico, ajudava nas festas da comunidade: arrecadava dinheiro para leilão, mobilizava os fazendeiros para doação de bezerros e auxiliava nas montagens das festas (...) Há alguns anos, porém, tem se locomovido pouco por medo de tropeçar e cair,” contou a filha Maria Luzia Rosseto da Silva, 65 anos.

Após uma Santa Missa, presidida pelo padre Antônio Tatagiba Vimercat, o aniversariante soprou as velinhas e cortou o bolo confeitado. “Ele é um exemplo de superação para todos nós. Merece os parabéns e o nosso carinho”, comentou Pe. Tatagiba.

🔹 Registros: