22.03.2023

Dia da água: Veja algumas curiosidades sobre água benta

O uso da água benta é antigo, e há testemunhos do costume de usá-la já entre os primeiros cristãos. Santa Teresa de Jesus era particularmente devota e a usava quando tinha tentações e desgostos; ela dizia: “A virtude da água benta deve ser grande. Para mim é um consolo particular e conhecido que minha alma sente quando o tomo”. Este Dia Mundial da água é uma ótima ocasião para refletirmos sobre a Água Benta. Pensado nisso, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim conversou com o Monsenhor Dalton Penedo que falou sobre o assunto.

▪️ O que é água benta?

A água benta é um sacramental. Os sacramentais, conforme nos ensina a igreja, são instrumentos que auxiliam o cristão na sua vida espiritual. Não devem ser interpretados como superstição ou algo mágico. Pois não são! Na verdade, eles são extensões dos sete sacramentos e podem nos acompanhar em todas as horas do nosso dia. Basicamente, a água benta, assim como outros sacramentais, nos auxilia a viver nossa fé. Além disso, ela nos conecta ao divino... Reflita: só existe vida, onde há água. Isto é divindade!

▪️ Como usar água benta?

Ela pode ser aspergida ou podemos beber. Aspergir nas casas, nos carros, nos enfermos e crianças... A água benta manifesta o amor e a misericórdia de Deus. Basta refletirmos: precisamos de Deus e precisamos da água também. De forma simplista, podemos dizer que quando somos tocados pela água benta, sentimos o ‘toque’ de Deus.

▪️ A água benta pela rádio ou pela TV tem o mesmo valor?

A bênção é um sacramental e pode alcançar as pessoas onde estiverem, perto ou longe. Mas não considero com o mesmo valor. Pensa comigo: Se posso ir a missa aos domingos e faço a opção por assistir em casa, é exatamente a mesma coisa? Na minha opinião não... Mas isso não tem haver com a bênção, mas sim, com o processo de entrega pessoal ao recebe-la.

▪️ Quando abençoada nas celebrações, podemos completar com mais água, para que ela continue abençoada?

Muita gente tem dúvida a respeito disso e a resposta é sim! Quando, por exemplo, um copo de água estiver pela metade e for abençoado, pode completa-lo quando for servi-lo a mais pessoas.

▪️ A água na Bíblia

É importante lembrar que a água é um elemento que aparece muitas vezes na Bíblia. Vou mencionar apenas algumas: Em Gênesis que toda a criação do mundo começou com as águas: “O Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas” (Gen 1,2). As águas tinham também um caráter curativo, medicinal. Quando alguém era curado da lepra, por exemplo, tinha que se lavar com água, como nos ensina o livro do Levítico. Também temos o perdão pessoal dos pecados, sempre relacionado com a ação purificadora da água. Lembramos de Davi que arrependido de seus pecados rezava: “”Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado.” (Salmos 50, 4)

Temos ainda algo que todos, sendo batizados, se lembram que o batismo simboliza que, em Cristo, há o abandono da velha vida, a escravidão pelo pecado, e a plenitude que vai acontecendo pela nova água, do Espírito Santo, que nos torna filhos e filhas muito amados por Deus. Como nos lembra a Carta aos Efésios 5, 25-26: “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo.”

Na consagração na Santa Missa é colocado uma gota de água, no cálice com vinho, simbolizando a nossa humanidade que se une a divindade de Cristo.

Então, a água simboliza não somente toda a vida natural que está fora de nós. Mas, para o cristão, a água quer nos lembrar, principalmente, de toda a vida sobrenatural que existe dentro de nós.