23.03.2023

Qualificação: alunos aprendem novas técnicas de salgados e bolos em Cachoeiro

Fugindo do tradicional, os salgados e tortas exploram a criatividade dos alunos

Mão na massa e olhos focados nas oportunidades que o Programa Qualificar ES junto à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim oferecem. Assim estão os alunos do curso de salgados tradicionais que, na tarde de quinta-feira (23), finalizavam alguns preparos no Salão Paroquial da Comunidade São José no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, onde as aulas acontecem. Na próxima terça-feira (28), a turma estará de volta a cozinha industrial.

Fugindo do tradicional, os salgados e tortas exploram a criatividade dos alunos. O instrutor Amilton Martins, ensinou técnicas de decoração para aplicarem nos preparos, o que agrega valor e renda na hora de vender suas delícias. “É importante que os alunos entendam as técnicas que estou ensinando para não perderem os ingredientes e, com isso, terem o maior aproveitamento na hora da venda”, destacou.

De olho nas aulas, Dara Silva que, mora no Zumbi, é aluna assídua da qualificação. “Iniciei minha qualificação com o curso de salgados tradicionais pela manhã e, rapidamente ingressei na confeitaria durante a tarde e deu certo”, conta a jovem de 25 anos que já recebeu uma encomenda de bolos de pote. Para o instrutor, os alunos podem ficar à frente de outros profissionais pois estão sempre se especializando, com isso, o diferencial deles será a técnica e o capricho na hora de confeccionar os bolos ou realizar o preparo dos salgados.

Essa é a 1ª edição do Qualificar ES junto à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. “A Diocese já oferece, gratuitamente, centenas de oportunidades em variados cursos para qualificação profissional pela Campanha permanente de Combate a fome “Paz e Pão” e, também pela fundação Santa Terezinha. Essa parceria com o Governo do Estado, vem somar. Estamos sempre abertos para servir as demandas da população. Assim é o evangelho de Jesus”, enfatizou Cristiane Lázaro, Presidente da Fundação Santa Terezinha.

🔹 Registros: