28.05.2023

Muniz Freire celebra o padroeiro Divino Espírito Santo

O município de Muniz Freire, Região do caparaó capixaba, celebrou a Solenidade de Pentecostes neste domingo, 28 de maio, com a Santa Missa festiva no Ginásio Municipal. O Divino Espírito Santo é padroeiro dos muniz-freirenses e dá nome a principal praça da cidade.

A festa reuniu centenas de fiéis que, na ocasião, também receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Além da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, houve a tradicional procissão com o Mastro do Divino Espírito Santo que, saiu do Ginásio Municipal com destino à praça onde, a benção final marcou o encerramento das festividades.

A Paróquia Divino Espírito Santo surgiu há quase 111 anos, quando ainda era denominada de freguesia, com desmembramento da Freguesia de São Pedro Apóstolo, pertencente à Cachoeiro de Itapemirim.

À medida que Muniz Freire crescia, a então Freguesia do Espírito Santo do Rio Pardo - hoje Paróquia Divino Espírito Santo - se tornou uma importante matriz para evangelização sul capixaba.

Em 1912, passou realizar batizados, casamentos, Crismas dentre outros sacramentos.

Segundo Dom Luiz, foram tempos de muitas mudanças e amadurecimento, que hoje, permitem à Paróquia Divino Espírito Santo ter um presente focado na missão da evangelização permanente.

🔹 Registros: