30.05.2023

Campanha Paz e Pão forma mais de 700 alunos em cursos profissionalizantes

A solenidade foi realizada no auditório da Escola Estadual Liceu Muniz Freire e reuniu aproximadamente mil pessoas.

Mais de 700 jovens e adultos que participaram do Programa Paz e Pão da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se formaram na última segunda-feira, 29 de maio, e receberam o diploma. A solenidade foi realizada no auditório da Escola Estadual Liceu Muniz Freire e reuniu centenas de pessoas.

Durante a entrega dos certificados, o bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, lembrou que a Igreja procura sempre estar a serviço do resgate da dignidade da população. Ele agradeceu as parcerias para a realização do projeto e deixou um recado para os estudantes.

“Esse projeto Paz e Pão surgiu para ir ao encontro do resgate da dignidade. É uma alegria poder oferecer esse curso em parceria com parlamentares, a sociedade e as paróquias. E o que esperamos de vocês é que se aprumem, levantem a cabeça e partam para enfrentar a vida. Com certeza vão surgir as oportunidades”, disse.

Entre os presentes no evento estavam a ex-senadora Rose de Freitas e a ex-deputada federal Norma Ayub, que ajudaram o projeto por meio de emendas parlamentares quando estavam no Congresso. O deputado estadual Bruno Resende e o vereador Paulo Grola também participaram da solenidade.

Durante a entrega dos certificados, um dos alunos se emocionou ao falar da sua experiência. Alexandre de Deus, que fez o curso de Cuidados com Idosos, contou que decidiu se inscrever ao ser convidado pela filha.

“Meu pai faleceu há seis anos e acompanhei o sofrimento dele. Por isso fiz minha inscrição e em muitos momentos do curso me espelhei nele. Quero agradecer muito a Diocese de Cachoeiro por essa oportunidade”, disse.

Para Lúcia Helena Gonçalves, também aluna do curso de Cuidados com Idosos, essa foi uma oportunidade única e gratuita que teve para conquistar uma formação e entrar no mercado de trabalho.

“Esse projeto veio com tudo, está ajudando muita gente. Vocês são anjos que Deus nos enviou nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo. Vocês trazer a paz que tanto precisamos e nos capacita para que nós mesmo possamos colocar o pão na nossa mesa. Agradeço por todo carinho de todos da equipe do Paz e Pão”, disse.

Segundo o vigário episcopal para Ação Pastoral da Diocese, Pe. Evaldo Ferreira, a formação e qualificação de jovens é a segunda etapa do projeto da Campanha Paz e Pão.

A primeira fase foi a distribuição de cestas básicas para a população em vulnerabilidade social. Uma ação que beneficiou diversas famílias que muitas vezes não tinham o que comer.

Além de garantir alimentação e capacitação profissional, a campanha Paz e Pão também promove atividades esportivas para crianças e adolescentes. A escolinha de futebol desenvolvida pela campanha acontece no bairro Jardim Itapemirim e beneficia quase 100 atletas.

“Queremos agradecer a todos aqueles que abraçaram essa campanha e nos incentivaram, entre eles a então senadora Rose de Freitas e a então deputada federal Norma Ayub que destinaram emendas para que esse projeto pudesse acontecer e beneficiar tantas pessoas na nossa região”, afirmou.

🔹 Registros: