Pe. Ronaldo Borel de Freitas

VOCAÇÃO: ALEGRE RESPOSTA AO CHAMADO DIVINO

Por Pe. Ronaldo Borel de Freitas

A vocação é uma realidade cuja iniciativa sempre parte de Deus. Ele é o artífice de nossas vidas, o fundamento, a razão de nossa vocação. É o Senhor que se coloca em nosso meio convidando-nos a realizar um grande projeto o qual vai muito além dos nossos próprios anseios. O Papa Francisco, por ocasião da 56ª mensagem pelo dia mundial de oração pelas vocações, afirmou o que diz respeito ao chamado do Senhor: “ é uma iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte dum mar mais amplo e duma pesca superabundante”. Cada pessoa deve colocar-se atenta à voz do Senhor, pois a vocação é um dom gratuito, é verdadeiramente um presente de Deus que convida e capacita-nos a dizer “sim”, e ao mesmo tempo nos propõe perseverar nessa resposta por toda a nossa vida.

O grande desafio para ouvir esse chamado é o exercício da capacidade de apurar nossa escuta. Faz-se necessária uma escuta profunda da presença de Deus que chama das mais variadas formas; é preciso atenção redobrada aos próprios detalhes do dia a dia, aprendendo a ler os acontecimentos com os olhos da fé e, ainda, abrir-se e deixar-se conduzir pelas novidades do Espírito Santo de Deus. Evidentemente, essa escuta pressupõe o cultivo de um silêncio interior capaz de saber identificar com clareza, em meio a tantas vozes, qual é a voz do Senhor. No exercício da liberdade que o próprio Senhor nos possibilita, devemos responder livremente a esse chamado, seguindo Jesus no seu caminho. O Senhor continua chamando a segui-Lo, e essa resposta deve ser uma atitude que faça brotar em nosso coração a alegria em seguir a Jesus Cristo Nosso Senhor.

Responder ao chamado do Senhor é uma atitude nobre daquele que confia em Deus. Obstáculos, medos, contratempos, dificuldades, desafios sempre existirão, todavia, valerá a pena arriscar-se diante de uma escolha que tem como objetivo o cumprimento pleno da vontade do Pai. Que os muitos desafios não sejam motivos para dizer “não” ao Senhor.  Para descobrir profundamente o que o projeto de Deus pretende com cada pessoa, é preciso ser audacioso, ousado e sair de si mesmo para viver a alegria de uma vida nova, um caminho novo; ser corajoso e arriscar a vida pelo Senhor. Não existe alegria maior quando vivemos a convicção de que não conseguimos reter em nosso próprio coração a bonita experiência de ser discípulo que testemunhe o amor de Deus.

Com Jesus, nossa alegria nunca terá fim. Mesmo mergulhados em conflitos e perseguições, vamos respondendo ao Senhor e seguindo nosso caminho, anunciando Jesus com muita alegria, como fizeram Paulo e Barnabé, narrado em Atos dos Apóstolos (At 13, 52).  A tristeza nunca triunfará diante do convite que o Senhor nos faz em segui-Lo. Que ninguém se sinta excluído da alegria em seguir o Mestre. Que a alegria seja a marca principal daqueles que, obedientes à voz do Altíssimo, entregam sua vida nas mãos de Deus, permitindo que Ele os conduza como filhos (as) muito amados, que se comprometem e se arriscam.