Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Vocacionados ao Amor

por Padre Carlos Renato Carriço Gomes

A Primeira Carta de São João, capítulo 4, versículos 7 a 11, nos diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é Amor. Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, devemos, nós também, amar-nos uns aos outros”.

A profundidade destas palavras atinge diretamente o nosso coração que busca a vida e a sua realização. Há dentro de nós um desejo de extrair da vida tudo o que dela pode nos trazer sensação de completude. O texto acima, afirma que é o Amor que nos realiza e nos completa. Um amor experienciado no estar amando. E que esse amor que nos faz amar é Deus que é Amor. Com isso, somos capazes de amar no amor de Deus, porque Ele nos ama primeiro. Esse amor por nós é revelado por Deus no seu Filho Jesus para que estejamos no amor do Filho entregues a Deus. Da certeza do amor de Deus por nós nasce o chamado ao Amor que Deus nos faz: amemo-nos uns aos outros. Assim, somos chamados ao Amor.

No Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos de 36 a 40, Jesus é questionado sobre o maior mandamento e ele nos diz:

“Ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Estas palavras ditas por Jesus explicam que a realidade do amor é intrinsecamente vivida no encontro com Deus, com o próximo e consigo mesmo e se desdobra no amor que acontece nessas relações. Por isso, estamos vinculados intimamente ao outro onde se mostra a profundidade de nossa relação com Deus. Amar o outro é amar a Deus e amar a Deus é amar o outro. Até porque Deus é também um Outro que devemos amar por primeiro.

Iluminados por estes textos nasce a essência da nossa vida enquanto seres humanos e cristãos. Há no horizonte da nossa vida um chamado ao amor que exige de nós uma resposta mergulhando neste mesmo amor que nos dirige o seu chamar. E a resposta a esse chamado é viver a vida amando com tudo o que amar significa. E para nos indicar o caminho, Jesus no Evangelho de João, capítulo 13, versículos 34 e 35 nos indica a nossa meta:

“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros”.

Jesus nos chama a amar como ele mesmo amou. E mostrando esse amor mostraremos ao mundo que somos seus discípulos e discípulas. A dimensão do amar ganha um novo e extraordinário significado com Jesus. Ele nos mostra a grandeza do verdadeiro amor. E nos coloca na urgência de vivermos tudo isso cotidianamente.

Dito isso, brotam em nós perguntas: Como sinto que Deus me ama? Como ouço que Deus me chama a amar? Como torno prática o meu amor? Como amo? Como tenho aperfeiçoado o amor em mim? Quem eu amo? Por quem sou amado? O que é o amor Deus por mim? Tenho me esforçado em amar? Como a Igreja me ajuda a amar? Como decido amar aqueles que não me amam ou não os conheço? Como vivencio o amor no meu modo de pensar, sentir e agir? Como amo nas palavras dirigidas ao outro? Me vejo um vocacionado ao amor? Como amo em minha família? Como amo a Igreja? Como amo a Deus? Como amo o meu irmão? Como amo a mim mesmo? Como amo a Nossa Senhora? Como amo Jesus? Onde vejo o amar em minhas atitudes?

Destas perguntas devem nascer uma busca de aperfeiçoarmo-nos no Amor. Amar em Deus, com Deus, por Deus. Amar em Cristo, por Cristo e em Cristo. Amar no Espírito Santo. Com o Espírito Santo e pelo Espírito Santo. Amar o irmão, no irmão e pelo irmão. Deixemo-nos amar por Deus para amar. Reconheçamo-nos vocacionados ao amor.

Vocação ao Amor

Sinto Deus a me amar

Na simplicidade do viver

Amando-me em meu ser