Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

A busca pelo Ser

por Padre Carlos Renato Carriço Gomes

A nossa existência é cada vez mais desafiante. O mundo se coloca diante de nós como um grande mistério a ser revelado. Somos marcados pela vida de muitas pessoas que ajudam a construir em nós nossa visão de mundo. Mas, diante de um nós, é preciso se reconhecer eu, e consequentemente, se tornar um Ser, sendo no mundo. E ser é cheio de contradições, de medos, de confrontos, de dúvidas, de descaminhos. Isso porque nem sempre somos levados ao Ser e sim ao “parecer ser”. As redes sociais tantas vezes nos levam a estes caminhos onde ao invés de nos encontrarmos nela, podemos nos distanciar de quem realmente somos, a ponto de não mais nos reconhecermos, mesmo diante de um espelho ao olhar para o nosso rosto.

É preciso então buscar o Ser. É preciso fazer um caminho interior de reconhecimento de quem se é para se afirmar diante da vida e do mundo. Decididamente, este caminho de encontro, não acontece longe de Deus e nem do outro, mas numa profunda comunhão entre eu, Deus e o outro. Me encontro em Deus que me leva a encontrar o outro. Assim, como Deus se vela e se desvela, a descoberta sobre mim mesmo se mostra e se esconde. Por isso, é preciso se colocar numa busca constante do autoconhecimento para adentrar nos mistérios da vida que nos habita.

É preciso coragem, paciência, resiliência, compaixão, amor, serenidade, tranquilidade, esperança, verdade e outros para o mergulho no Ser. Precisamos valorizar aqueles que nos despertam para o Ser. Valorizar os que enxergam nossa alma. Os que veem a profundeza de nosso coração. E o primeiro a nos ver em nossa alma é Deus. Somos um sonho de sua vontade. Dele nasce nossa existência. Por isso, diante do vazio é preciso se entregar em Deus. Diante da angústia é preciso buscar respostas em Deus. Diante do medo é preciso buscar superá-lo em Deus. Pois é Deus quem me revela o meu Ser.

Não podemos ser estranhos a nós mesmos.  Viver a quilômetros de distância dos verdadeiros sentimentos e pensamentos do nosso coração. Quando nos distanciamos de nós mesmos ficamos doentes. Quando negligenciamos nossos anseios nos perdemos nas expectativas dos outros. Temos sede de Ser. Temos fome de alma. Por isso, mais alma no nosso Ser e mais Ser em nossa alma.

O nosso mundo interior precisa ser escutado. Suas mensagens precisam ser ouvidas. Nossos desejos precisam ser reconhecidos. Nossos sonhos precisam ser lembrados e buscados. É isso que faz a vida fluir, é isso que nos faz viver, é isso que dá sentido a vida. Buscar o Ser é Viver.

A vida do outro é um grande espelho que nos revela quem somos. Nossas sombras e luzes, nossas qualidades e aquilo que devemos melhorar. Não podemos fugir do outro nos refugiando em nossos celulares que nos apresentam um grande mundo. Ele não substitui o que só uma pessoa pode me proporcionar. Assim, descobrimos que para sermos será sempre um ser com o outro. Nos entre ajudamos na missão de descobrir o nosso Ser.

Adentrar pelos caminhos do Ser é uma tarefa para a vida toda. É uma aventura cheia de encanto mas também de desventuras. Sejamos corajosos na descoberta de nosso Ser. Busquemos encontrar com Deus o que Ele sonhou para nós quando quis que nós existíssemos. E trabalhemos para ajudar outros a mergulharem na profundidade de seu Ser.

Há uma urgência de Ser

Mergulhados no vazio do viver

Tomados pela angústia do acontecer

Medos que estamos a reviver

Quem sou no mundo?

Para onde quero ir?

Mergulho profundo

Sem saber como agir

Longe de mim

Longe do eu

Longe do fim

Longe do que é meu

Busco respostas

Das inúmeras perguntas

Me encontro em dúvidas

Perdido como muitas vidas

Lanço-me então em Deus

A razão do meu Ser

Refúgio nos medos meus

Fonte do meu viver

Dele vem a luz

Revelando ao meu coração

Que o seu Amor me conduz

Acalentando-me com seu perdão

E Nele me encontro

Expulsando-me do vazio

Tirando-me do confronto

Firmando-me em Quem confio

E assim, vou vivendo

Sustentado por Deus

No seu Amor convivendo

Aventurando-me em Deus. Ser eu.