Artigo

Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

Sobre o cuidar e o amar

Por Pe. Carlos Renato Carriço Gomes

 

A experiência de estarmos vivos nos coloca na dinâmica do cuidado. Ele é imprescindível para que a vida tenha vida. Não há vida onde não existe cuidado e a vida sem ele, não sobrevive. Há o cuidado recebido e àquele que se oferece. Sendo assim, somos seres humanos, que tantas vezes sendo cuidados somos chamados a também cuidar.

Cuidar da vida. Cuidar do eu. Cuidar do outro. Cuidar do mundo. Como é extraordinário a expressão do cuidado, na simplicidade de um simples sorriso que ofereço até a uma vida inteira entregue para cuidar.  Essa realidade, nos revela Deus. Ele cuida de tudo o que existe mesmo em meio as contradições aparentes. Ele é o grande cuidador que oferece por primeiro o seu Amor, que amando-nos, faz-nos desejar amar.

Dito isso, pode nascer em nós algumas perguntas: Como percebo o cuidado de Deus em minha existência? Por meio de que pessoas Deus cuidou e cuida de mim? Quem são os seres humanos que são para mim o rosto de Deus me cuidando? Como sou agradecido a Deus pela natureza que no seu silêncio me oferece o seu cuidado? Como sou agradecido a tantos que ofereceram e oferecem suas vidas para eu ter o que tenho e ser quem eu sou? Como reconheço Deus cuidando de mim através da Igreja? Como percebo o cuidado de Deus em minha família? Como vejo o agir de Deus com seu cuidado em meio a maldade do coração humano? Como enxergo Deus no cuidado que se oferece ao mundo? Como tenho lutado para que haja mais cuidado com a natureza, com os seres humanos? Como cuido do que está sob a minha responsabilidade? Como me cuido e cuido do outro? Como tenho cuidado, como batizado, da Igreja da qual faço parte? Como tenho manifestado com o meu Ser o cuidado de Deus?

 

CUIDAR & AMAR

Na simplicidade

Na bondade

 

Queira cuidar amando

Queira amar cuidando

 

Na singeleza de um gesto

Na beleza de um afeto

 

Queira cuidar esperançando

Queira amar abraçando

 

Na certeza de existir

Na gratuidade de um sorrir

 

Queira cuidar

Queira amar