Close this search box.
Close this search box.

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), fundado em 1975 como Conselho Nacional de Leigos (CNL), é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade” (Caderno do CNLB, nº 2).

Ao longo da história, foi se estruturando em conselhos regionais, diocesanos e locais. O CNLB está presente em 17 regionais e conta com 18 organizações filiadas.

Além de ser um organismo de comunhão com os demais organismos da Igreja, o CNLB tem por objetivo criar e apoiar mecanismos de formação e capacitação que ajudem o laicato a descobrir sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, com vistas à construção de uma sociedade justa e fraterna, sinal do Reino de Deus.

Estrutura e Órgãos de Direção

I – Assembleia Geral – órgão máximo de direção do CNLB. Se reúne de forma ordinária anualmente. São delegados na assembleia, os membros do Colegiado Deliberativo, da Presidência, do Conselho Fiscal, do Conselho Econômico, 5 representantes de CNLB Regional e 3 representantes de cada organização filiada.

II– Colegiado Deliberativo – é formado pelos presidentes dos CNLBs regionais, pelos presidentes ou coordenadores das organizações filiadas e pelo presidente do CNLB.

III – Presidência

IV – Conselho Fiscal

V – Conselho Econômico

Conselho Nacional do Laicato do Brasil:

NOME   E-MAIL
Sirley Camiletti Cardozo   [email protected]