Texto do Coordenador da Pascom de Iconha é publicado no jornal A Gazeta

Texto do Coordenador da Pascom de Iconha é publicado no jornal A Gazeta
Na edição de hoje, 3 de março, foi publicado no jornal A Gazeta um texto sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017. Na chamada da notícia, o jornal diz que o a Campanha da Fraternidade alerta para o impacto da concentração populacional sobre o meio ambiente e como este fator coloca em risco as riquezas dos biomas brasileiros.
O texto é de autoria de Vinicius Figueira. Vinicius é morador da localidade de Iconha, sendo assessor de comunicação da prefeitura do município. Porém, mais que isso, ele é o Coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Iconha.
Leia abaixo o texto de Vinicius, publicado hoje:
Defender a Criação
Este ano a Igreja no Brasil (CNBB) reforça o apelo em prol do cuidado com a casa comum. De forma mais temática, a Igreja propõe como matéria de conversão neste tempo da Quaresma o tema biomas, que são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região. No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.
O objetivo vai ao encontro da identidade da Igreja: ser a voz profética sobre os dramas ecológicos dos quais o próprio homem vem sendo autor, pois ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades, gera sérias preocupações e inquietações. O impacto da concentração populacional sobre o meio ambiente gera diversas problemáticas que colocam em risco as riquezas dos biomas brasileiros.
Como realça o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF), a Sagrada Escritura não se preocupa diretamente com os biomas. Contudo, oferece elementos que iluminam a temática a partir do projeto de Deus nela apresentado. Tal projeto inicia-se pela criação e organização do mundo. E conhece uma ruptura por causa do pecado. Seu verdadeiro significado é revelado em Cristo Jesus.
A nossa reflexão e processo de conversão pode iniciar desde o momento que ao abrirmos jornais, revistas, redes sociais e outros veículos de comunicação e vemos ações religiosas em prol da crise hídrica; todavia, poucas estão sendo as iniciativas concretas que estabilizem o problema. Não é verdade? Rezar, fazer caminhadas, novenas é tão importante quanto dobrarmos os joelhos para plantar uma muda que vai revigorar minha nascente, arborizar o ambiente e oferecer mais vida para todas as pessoas, por exemplo.
A CF 2017, abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum. Cuidar da obra saída das mãos de Deus deve ir além de uma penitência quaresmal, mas um compromisso cristão.
Vinicius Figueira
Texto do Coordenador da Pascom de Iconha é publicado no jornal A Gazeta