A variedade das redes sociais à disposição da sociedade é imensa, assim como a capacidade em conectar as pessoas sem a preocupação da distância. Pensando nisso, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim abriu seu perfil oficial em mais uma rede social: TikTok. (Siga AQUI)
Como disse o Papa Francisco, em sua mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2016, “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo, assim a sociedade”, e as redes sociais tem o papel fundamental de serem “rodovias digitais” no qual o encontro entre pessoas é o fundamento principal.
Nesse cenário digital, cada perfil comportamental de indivíduos que representam um grupo com as mesmas características de idade, comportamento, motivações e objetivos, escolhe suas redes sociais preferidas, como no caso das Juventudes com o TikTok. Buscando alcançar, cada vez mais, a juventude capixaba, o Vigário Episcopal para Comunicação da Diocese de Cachoeiro, Padre José Carlos Ferreira da Silva, incentivou a abertura do perfil oficial da Igreja católica no sul do Espírito Santo o que aconteceu nesta quinta-feira, 15 de agosto.
Lançado na China em 2016, o TikTok possui 92,4% do seu público entre as idades de 13 a 34 anos, de acordo com o ranking realizado a partir dos dados da Data Reportal. No Brasil existem 82,2 milhões de usuários a partir de 18 anos, isso sem contabilizar os perfis criados por adolescentes e crianças, já que a plataforma aceita inscrições a partir dos 13 anos de idade, mas não divulga quantos são.
Durante o 8º Encontro Nacional da Pascom, ocorrido entre os dias 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, o TikTok foi apresentado como o aplicativo de rede social em que crianças e adolescentes passam mais tempo no dia. Segundo o jornalista e professor Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, um estudo feito pela empresa de software Qustodio revelou que a plataforma de vídeos curtos ficou à frente até do Snapchat e do YouTube, que era o líder em levantamentos de anos anteriores.
A presença jovem no TikTok é notável também nos perfis das igrejas que lá estão. Em uma pesquisa rápida no aplicativo, comparando o perfil da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Castelo, no Instagram, a diferença de público jovem no TikTok é muito superior.
A produção de conteúdo já começou a ser organizada e desenvolvida. As publicações seguirão três eixos: Comunicação, Missionaridade e Catequese. As publicações começarão no domingo, 18 de agosto.