Close this search box.
Close this search box.

Formações

Regional promove curso do IRPAC e formação de novos coordenadores paroquiais

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética do regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) promoveram entre os dias 06 a 18 de janeiro uma especialização em Catequética. O curso de regime intensivo teve a participação de 110 alunos e foi realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

Neste ano, a pós-graduação não abriu turma para adesão de novos alunos. Desta forma, foram ministradas as disciplinas que correspondem ao segundo, terceiro e quarto módulos.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, o objetivo principal do curso é qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “Os alunos puderam refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e, dentre outros aspectos, conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”.

Formação de novos coordenadores

Durante os dias 08 e 13 de janeiro, o IRPAC também realizou um curso para Formação de Novos Coordenadores Paroquiais de Catequese, promovido a pedido dos coordenadores diocesanos de catequese de Minas Gerais e Espírito Santo. 45 coordenadores de 19 dioceses estiveram participando.

Lucimara explica que normalmente leva-se um ano para preparar novos coordenadores de catequese. “A ideia foi oferecer uma formação intensiva e aprofundada com duração de 42 horas/aula”, completa. “Assim, foi possível oferecer orientações concretas para o processo de iniciação à vida cristã nas comunidades e paróquias e propor uma catequese mais vivencial e criativa”, finaliza a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2.

Autor: