Notícias

30.11.2014

Assembleia Diocesana é concluída após um ano inteiro de reflexões em toda a diocese.


 

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim encerrou no último final de semana de novembro, 28 a 30, a caminhada da 12ª Assembleia Diocesana, conduzida ao longo do ano com a realização de assembleias comunitárias, paroquiais e regionais, contando com a participação de presbíteros, diáconos, representantes de congregações, membros do conselho pastoral diocesano e membros do conselho pastoral regional.

Mais de 200 pessoas estiveram reunidas na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”,  em Jerônimo Monteiro, para o encerramento da Assembleia Diocesana, que teve como tema “A comunidade dos discípulos missionários”, e o lema: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At 2,42).

A 12ª Assembleia Diocesana contou com a assessoria interna do Pe. João Batista Maroni, do clero diocesano, e com a assessoria externa de Denilson Mariano, sdn.


Sexta – Feira – 28 de novembro – Abertura Oficial.

Os participantes começaram a chegar por volta das 16h, para o credenciamento, vindos de todas as paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A Assembleia Diocesana foi aberta de forma oficial com o pronunciamento do bispo diocesano dom Dario Campos, logo após a realização do Ofício Divino.

A fala do bispo diocesano pode ser lida na íntegra clicando aqui.

 

O coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Gelson de Souza, também fez o seu pronunciamento na abertura do evento, que pode ser lido na íntegra clicando aqui.


O primeiro dia da Assembleia contou ainda com uma retrospectiva de todas as Assembleias já realizadas pela diocese, sendo a primeira no ano de 1986 e a última em 2008, totalizando 11 Assembleias até então. A retrospectiva foi apresentada pelo Vigário Geral Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, que participou de todas as edições.


Sábado – 29  de novembro – Dia de muitas reflexões.

O segundo dia foi iniciado com o Ofício Divino e a apresentação das Demandas Diocesanas, que segundo o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Gelson de Souza, “foi fruto do trabalho nas comunidades, contando com a ajuda de cerca de 30 mil pessoas em toda a diocese”, que responderam as questões apresentadas em um questionário encaminhado às comunidades, pautado nas 4 colunas; Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Eucaristia e Oração.

Ainda na parte da manhã o assessor interno, Pe. João Batista Maroni, fez sua primeira participação, comparando o momento da realização da Assembleia com uma fotografia, que dentro das suas limitações capta a realidade vivida, assim como a Assembleia Diocesana, que dentro das suas limitações também captou a realidade pastoral da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O assessor externo, Denilson Mariano, também fez sua primeira participação, ao analisar os resultados apresentados pelas demandas diocesanas.

Para o assessor, a Assembleia Diocesana é o momento de pensar toda a diocese. Denilson Mariano comparou a Assembleia com o ciclo da água; sendo as comunidades a água, que com a evaporação formam as nuvens (demandas diocesanas) que devem ser condensadas (Assembleia Diocesana), para então serem precipitadas (propostas concretas para as comunidades) e assim, ao retornar às comunidades, produzir frutos, pois se o ciclo não for completo o resultado será a secura.

“Sem as propostas concretas, a Assembleia Diocesana torna-se como fogos de artifícios, que fazem barulho, trazem empolgação no momento, mas não produz frutos, tornando-se assim apenas um evento”, frisou o assessor.

Após uma breve pausa para o café, os trabalhos foram retomados com o “julgar”, momento em que as 4 colunas foram abordadas; Palavra de Deus, com o Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza; Comunhão Fraterna, com o Pe. Giovanni Geraldo Quites; Eucaristia, com o Pe. Thiago da Silva Vargas ; e a Oração, com o Pe. Joselito Ramalho Nogueira.

O material das apresentações será disponibilizado em breve.

Na parte da tarde, após o almoço, os assessores Pe. João Batista Maroni e Denilson Mariano abordaram novamente as demandas e os 4 pilares, analisando os seus resultados.

Após a palavra dos assessores, os participantes foram divididos então em 12 grupos, para refletirem sobre as demandas e apresentar caminhos para as mesmas. Os primeiros resultados dos grupos foram discutidos nas mini plenárias, quando os participantes foram novamente divididos em grupos, mas desta vez em 4 grupos, de acordo com as 4 colunas: Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Eucaristia e Oração. O conteúdo discutido nos grupos foi apresentado na grande plenária, na noite de sábado.

O sábado foi encerrado com oração, jantar e confraternização.


Domingo – 30 de novembro – Encerramento da Assembleia Diocesana.

O último dia da Assembleia Diocesana foi iniciado com o Ofício Divino, seguido de “Ecos do Povo”, momento em que os participantes puderam exprimir suas opiniões acerca de toda a caminhada, assim como também foi feito no sábado.

O Assessor externo também falou sobre o final da Assembleia, dizendo que não é preciso se preocupar com a quantidade de coisas a serem realizadas, mas sim em fazer bem o que precisa ser feito ao voltar às comunidades. O assessor também frisou que é importante não pensar tanto em coisas novas a se fazer, mas sim em fazer de maneira nova o que é preciso.

Sobre o caminho a ser seguido após a Assembleia, o assessor salientou que agora é preciso pôr em prática tudo que foi discutido e aprovado na Assembleia Diocesana, para que se possa colher os frutos.

“Quando viemos aqui, reunidos em Assembleia, depois de todo um caminho feito, colocamos as proposições e elas são aprovadas e a gente volta e simplesmente as ignora, isso enfraquece a comunhão eclesial e diocesana, então é importante pensar global, para agir local”.

Após a fala final do assessor externo, as proposições levantadas pelos grupos, no sábado, foram apresentadas pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Gelson de Souza, e depois de alguns ajustes aprovadas por unanimidade por todos os presentes.

Após reflexões e discussões  foi assumido como como objetivo geral da ação pastoral: Evangelizar com alegria, celebrando a fé viva em nossas comunidades eclesiais de base, perseverando na Comunhão Fraterna, na Palavra de Deus, na Oração e na Eucaristia, motivando a ação dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo.

Veja as proposições aprovadas na Assembleia Diocesana clicando aqui.

A Assembleia Diocesana foi encerrada com a Missa presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos, concelebrada pelos presbíteros da diocese. Veja a homilia de dom Dario Campos, na íntegra, clicando aqui.

Ao final da Missa foi feita a leitura da Carta Final da 12ª Assembleia Diocesana, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.

O próximo passo, após a Assembleia Diocesana, será a criação de um novo diretório de pastoral, que será produzido e encaminhado a todas as Paróquias e Comunidades da diocese.

A Assembleia Diocesana reuniu 51 presbíteros, 25 diáconos, 9 seminaristas, 8 religiosas e 115 leigos, totalizando 209 participantes.



 

 

 

 

 

Mais Notícias