25.07.2014

Pais da Virgem Maria, Avós de Jesus Cristo.

A Igreja Celebra no próximo sábado, 26, dois Santos que tiveram grande importância no caminho da Salvação do mundo, pois foram eles os responsáveis pela educação e criação da Virgem Maria, Mãe do Salvador.

Pouco se sabe sobre a vida de São Joaquim e Sant´Ana, uma vez que não são citados nos Evangelhos Canônicos, mas o pouco que se sabe surgiu de uma tradição narrada no Protoevangelho de Tiago, que revela o nascimento miraculoso de Maria, cujo os pais são identificados como Joaquim e Ana.

Segundo a tradição, São Joaquim e Sant´Ana eram estéreis, motivo de vergonha para o povo da época. Após incessantes orações para que tal fardo fosse retirado dos seus ombros cansados, foram visitados por um anjo que lhes trouxe a notícia de que Deus atenderia suas preces lhes dando a Graça tão desejada. Do ventre de Sant´Ana veio ao mundo a Mãe do Salvador, a Virgem Maria.

Se tal relato não for o bastante para revelar um pouco sobre a vida de São Joaquim e Sant´Ana, basta recordar o que o próprio Jesus Cristo, através dos Evangelhos, diz: “Dos frutos conhecereis a planta”, sendo assim, tendo em vista o fruto gerado por Joaquim e Ana, pouco é preciso acrescentar para atestar a santidade dos dois.

De início apenas Sant´Ana era Celebrada pela Igreja, em dias diferentes no Ocidente e Oriente. Posteriormente a Igreja passou a cultuar também São Joaquim, mas em data diferente de Sant´Ana. Apenas anos depois foi fixado o dia 26 de julho como dia de Celebração à ambos.

Em homenagem à São Joaquim e Sant´Ana, Avós de Jesus Cristo, o Dia dos Avós também é comemorado no dia 26 de julho.

Apiacá em Festa!

Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim a data é Celebrada de forma especial na Paróquia Senhora Sant´Ana, em Apiacá, que desde o dia 16 de julho iniciou as Festividades em honra a sua Padroeira.

Neste Sábado, dia de São Joaquim e Sant´Ana, haverá Celebração Eucarística às 10h, presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos. Às 19h haverá procissão com a Imagem de Sant´Ana pelas ruas da cidade.

Hoje, 25, dentro da programação da Festa da Padroeira em Apiacá, também será Celebrado o dia de São Cristóvão, Padroeiro dos motoristas, com Procissão em direção à Matriz, às 18h40, seguida de Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Guido Franceschina, com bênção das chaves, veículos e motoristas, além da tradicional carreata pelas principais ruas da cidade.