28.07.2014

Termina Encontro Nacional da PASCOM

O Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM), terminou no último domingo, 27, em Aparecida – SP, juntamente com o 2° Encontro Nacional de Jovens Comunicadores, que pela 1º vez foi realizado em conjunto com o Encontro da PASCOM.

Com o tema; "Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”, o Encontro teve como objetivo central a pesquisa de novos caminhos para formar e motivar os agentes da pastoral das comunicações no Brasil.

Em meio as centenas de participantes, entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos no setor, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim esteve representada pelo Pe. Thiago da Silva Vargas, diretor do Departamento de Comunicação da Diocese, o seminarista Tiago Malanquini, do quarto ano de teologia, e Juliano Guimarães, membro da Comunidade Vida Nova.

No sábado, 26, foi apresentada a carta do Papa Francisco aos participantes do Encontro, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, em que o Santo Padre alerta para a necessidade de realizar um encontro pessoal com Jesus Cristo no mundo virtual; “É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”.

Ainda segundo o Papa Francisco; “Nenhum caminho pode, nem deve, ser obstruído a quem, em nome de Cristo Ressuscitado, se empenha em tornar-se sempre mais solidário com o homem. Com o Evangelho na mão e no coração, é necessário reafirmar que é tempo de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descuidando de dirigir uma atenção especial a quem ainda vive em uma fase de busca”.

Papa Francisco concluiu a carta dizendo que o espaço digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é antes de tudo um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem necessidade de uma resposta concreta.

Entre os palestrantes, o Encontro reuniu grandes nomes da Comunicação, como o Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, entre outros.

O Encontro foi encerrado no domingo, por volta de 12h, com a Consagração da Pascom e RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no Brasil) a Nossa Senhora Aparecida e envio dos discípulos missionários da comunicação.