05.08.2014

Nossa Senhora das Neves.

A cidade de Presidente Kennedy celebra hoje, 05, o ponto alto da Festa de Nossa Senhora das Neves, que começou no último dia 27 de julho e se estende até o dia 15 deste mês.

Ao longo dos dias de Festa já foi realizada a novena, além de carreata ao Santuário de Nossa Senhora das Neves e bênção dos veículos, passeio ciclístico e diversos shows musicais, com destaque para o Pe. Alessandro Campos, o padre sertanejo, como é conhecido nacionalmente.

Desde às 06h da manhã desta terça-feira, 05, o Santuário de Nossa Senhora das Neves, localizado na Praia das Neves, em Presidente Kennedy, recebe os romeiros com Missas programadas para todo o dia.

Logo pela manhã o Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves, celebrou  a primeira Missa do dia. Seguindo a programação outra Missa aconteceu logo na sequência, presidida pelo Pe. Walter Luiz Barbiero M. Altoé. Na parte da tarde outras duas Missas estão programadas; às 13h, presidida pelo Pe. Gelson de Souza e às 15h, presidida pelo Pe. José Carlos Ferreira da Silva.

Ainda pela manhã acontece também a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos, às 10h, seguida de procissão e queima de fogos.

A cidade de Presidente Kennedy abriga o Santuário dedicado a Nossa Senhora das Neves, que possui estreita ligação com a fundação da cidade. O Santuário é tombado como Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Espírito Santo, desde 2009, e foi construído há 3 séculos pelos padres jesuítas. No interior do Santuário reside a imagem de Nossa Senhora das Neves.

No dia 05 de cada mês uma Missa é Celebrada no Santuário, de forma especial no mês de agosto quando uma grande Festa é promovida.

Durante todo o ano milhares de romeiros visitam o Santuário para pedir ou agradecer por graças recebidas, além de conhecer um ambiente que respira história.

Nossa Senhora das Neves

Conta a tradição que na cidade de Roma, Itália, por volta do século IV, havia um casal de muitas posses, porém sem herdeiros e já de idade avançada, que orava incessantemente por orientação quanto ao destino de seus bens.

Eis que em sonho o marido, que segundo fontes era um descendente de nobre família romana, visualizou Nossa Senhora, que apontava para o alto de um monte dizendo para edificar ali uma basílica, no Monte Esquilino, que segundo a Virgem Santíssima amanheceria coberto de neve.

Na manhã seguinte, dia 05 de agosto, um estranho fenômeno deixou a cidade abalada; o Monte Esquilino estava coberto de neve, em pleno verão.

Ao ver o sonho confirmado, o casal procurou o Papa Libério, que juntamente com o clero de Roma foi ao Monte. Segundo a tradição, o Papa Libério também obteve a mesma revelação em sonho. Teve Início então a construção da basílica Santa Maria Maior, no Monte Esquilino, sendo hoje uma das basílicas Papais, que possui trono e altar papal.

Desde então o dia 05 de agosto é dedicado a Nossa Senhora, que por esta peculiar aparição recebeu o nome de Nossa Senhora das Neves.