Notícias

04.09.2014

Solenidade de Nossa Senhora da Consolação.



Hoje, 04 de setembro, é Celebrada a Solenidade de Nossa Senhora da Consolação, Padroeira da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), que está presente em três Paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim; São João Batista (Muqui), Nossa Senhora da Penha (Castelo) e Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), esta última celebrando hoje a sua Padroeira.


Paróquia Nossa Senhora da Consolação em Festa.


A novena na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em honra à Padroeira, teve início no dia 26 de agosto, sendo encerrada na noite de ontem, 03.

Nesta quinta-feira, dia da Festa Paroquial, haverá Procissão com a Imagem da Padroeira, saindo da Capela Santo Agostinho em direção à Matriz, onde haverá a Missa Solene prevista para às 19h30, presidida pelo pároco frei Agostinho Morosini (OAR).

Ao longo dos dias de novena, a Paróquia realizou atividades culturais como; dança, teatro e música, com cantina funcionando todos os dias.

Além de celebrar a sua Padroeira, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação também comemora hoje o aniversário natalício do frei Sérgio Sambl, que atualmente atua na Paróquia na função de diácono transitório.

À Paróquia Nossa Senhora da Consolação e todo o seu povo, a diocese de Cachoeiro de Itapemirim parabeniza pelo dia de Solene Celebração, estendendo os votos ao frei Sérgio Saml pelo aniversário.


Novena de Nossa Senhora da Consolação.


Fieis comparecem à Paróquia Nossa Senhora da Consolação para a Novena em honra à Padroeira.


 Interior da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Novena em honra à Padroeira.


Durante os dias de Novena foram realizadas apresentações culturais como dança, música e teatro.

Nossa Senhora da Consolação

A bem-aventurada Virgem Maria é venerada como Mãe da Consolação, porque através dela «Deus mandou ao mundo o Consolador», Cristo Jesus. A participação nas dores da paixão de seu Filho e nas alegrias de sua ressurreição a põem em condição de consolar a seus filhos em qualquer aflição que se encontrem. Depois da ascensão de Jesus Cristo, em união com os Apóstolos implorou com ardor e esperou com confiança o Espírito Consolador. Agora, elevada ao céu, «brilha ante o povo peregrino de Deus como sinal de segura esperança e consolação». (LG 69).

Desde o século XVII, «Mãe da Consolação» ou «Mãe da Correia» é o título principal com que a Ordem agostiniana honra à Virgem. Em 1439 obteve a faculdade de erigir para os leigos a «confraria da cintura». Uma antiga lenda, nascida no seio da Ordem, narrava que a Virgem tinha aparecido a Santa Mônica, afligida pela sorte de Agostinho, consolando-a e dando-lhe uma correia, a mesma com que depois se cingiriam Agostinho e seus frades. De ordinário, a iconografia representa a Virgem e ao menino no ato de entregar correias, respectivamente, a Santa Mônica e a Santa Agostinho. Em 1945 surgiu na Igreja agostiniana de Bolonha a confraria de «Santa Maria da Consolação». Em 1575 ambas as confrarias se fundiram em uma única arquiconfraria da Correia, a que os papas enriqueceram com abundância de indulgências.

Nos últimos calendários litúrgicos é declarada Patrona da Ordem.

A proteção da Mãe da Consolação nos dá serenidade e consolo nas provas para que também nós possamos consolar a nossos irmãos. (Fonte: Ordem dos Agostinianos Recoletos, OAR).

Com informações e fotos do blog oficial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação:
http://paroquiadaconsolacao.blogspot.com.br/



 

 

 

Mais Notícias