05.09.2014

Grito dos Excluídos.

No próximo domingo, 07, dia da Independência do Brasil, será promovido o 20º Grito dos Excluídos. Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim haverá eventos promovidos pelas paróquias ou seus respectivos regionais.

Em Iconha, por exemplo, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua vai promover uma Caminhada. O trajeto começa na Matriz de Iconha, às 06h, e seguirá em direção à Comunidade de Crubixá.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ibatiba, haverá Missa no setor Cafarnaum, às 10h.

No Regional II, em Cachoeiro de Itapemirim, acontecerá a Corrida / Caminhada “Um Grito Pela Vida”, que além de recordar o Grito dos Excluídos também marcará a contagem regressiva para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), veja mais informações aqui: http://www.diocesecachoeiro.org.br/2014/conteudo.asp?codigo=1094

Informe-se em um Paróquia sobre as celebrações neste dia.

20º Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é um evento que acontece em diversos lugares, entres eles dioceses, paróquias e comunidades.

“É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito é uma descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o Grito sufocado venha a público.

O Grito brota do chão e encontra em seus organizadores suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade. O Grito não tem um 'dono', não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso”. (grito dos excluidos.org)

O Grito dos Excluídos Teve seu início no ano de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como lema; “Eras Tu, Senhor?”. Também surgiu do anseio de responder aos desafios levantados pela 2° Semana Social Brasileira do mesmo ano.

Desde então, o Grito dos Excluídos já abordou diversos temas ao longo dos anos, como:

1995 – “A Vida em primeiro lugar”
1996 – “Trabalho e Terra para viver”
1997 – “Queremos justiça e dignidade”
1998 – “Aqui é o meu país”
1999 – “Brasil: um filho teu não foge à luta”
2000 – “Progresso e Vida Pátria sem Dívida$”
2001 – “Por amor a essa Pátria Brasil”
2002 – “Soberania não se negocia”

2003 – “Tirem as mãos… o Brasil é nosso chão”
2004 – “BRASIL: Mudança pra valer, o povo faz acontecer”
2005 – “Brasil em nossas mãos a mudança”
2006 – “Brasil: na força da indignação, sementes de transformação”

2007 – “Isto não Vale: Queremos Participação no Destino da Nação”
2008 – “Vida em primeiro lugar Direitos e Participação Popular”
2009 – “Vida em primeiro lugar: A força da transformação está na organização popular”
2010 – “Vida em primeiro lugar: “Onde estão nossos Direitos? Vamos às ruas para construir o projeto popular”
2011 – “Pela vida grita a TERRA… Por direitos, todos nós!”
2012 – “Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”
2013 – “Juventude que ousa lutar constrói projeto popular”

Neste ano de 2014 o tema; “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”,  traz referência às manifestações populares ocorridas no Brasil, especialmente em 2013.

“Para 2014, o desafio é incorporar três temperos de uma mistura explosivamente positiva na construção de um projeto popular para o país – na linha dos debates da 5ª SSB, Estado para que e para quem? CF- Fraternidade e Tráfico Humano. E parafraseando o clima de expectativa em vista da Copa do Mundo e Olimpíadas, não basta assistir das arquibancadas o desenrolar do jogo: é necessário entrar em campo – 'ocupar as ruas e praças' – e participar de forma patrioticamente ativa nas decisões, exigir o 'padrão Fifa' não só para estádios, infraestrutura e eventos, mas sobretudo para os direitos básicos da população de baixa renda: terra e trabalho, educação e saúde, transporte e segurança, alimentação de qualidade, entre outros. Direitos que se traduzem em condições reais de existência digna e de liberdade como um passo decisivo que vai da exclusão à inclusão social em todos os níveis e graus e garantia de um futuro justo, solidário, sustentável e fraterno”. (grito dos excluidos.org).

Mais informações sobre o Grito dos Excluídos podem ser encontradas através do site: www.gritodosexcluidos.org.