24.09.2014

Em preparação para o Congresso Eucarístico Internacional 2016.

Três dias de reuniões para preparar o Congresso Eucarístico Internacional, que se realizará na cidade de Cebu, nas Filipinas, de 24 a 31 de janeiro de 2016. De 25 a 27 de setembro se reunirá a Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, no Vaticano. Presentes membros da Comissão Pontifícia, o Comitê Local filipino e os delegados nacionais. São 73 participantes provenientes de cinco continentes: 18 da África; 16 da América (do Norte, Central e Sul); 10 da Ásia; 2 da Austrália e Oceania; 26 da Europa.

O objetivo do Congresso é - como explica a nota oficial - "aprofundar a devoção à Eucaristia, revigorar o compromisso missionário, dar inicio às comemorações do quinto centenário da evangelização do país (1521-2021)". Evangelização que ocorreu como resultado da chegada à costa filipina de Fernão de Magalhães, que foi calorosamente recebido por um rei nativo, que, um pouco mais tarde, se converteu ao cristianismo juntamente com sua família e seus súditos. Em homenagem a esta conversão, Magalhães deu à Rainha Juana uma estátua do Menino Jesus (Santo Niño) e erigiu uma cruz no lugar da conversão, que está na região de Cebu.

"Cristo em vós, esperança da glória" (Colossenses 1,27). Esta passagem da carta de Paulo aos Colossenses vai orientar o trabalho de preparação para o Congresso. "O Cristo ressuscitado habita a história com seu mistério pascal e a Igreja – edificada sobre a Eucaristia como sacramento de comunhão e de paz – manifesta o plano de salvação de Deus através do anúncio missionário do Evangelho da misericórdia”. Disto provém o impulso missionário que hoje se faz necessário para alcançar as periferias geográficas e os socialmente marginalizados, para os quais constantemente o Papa Francisco dirige a atenção.

O Congresso Eucarístico em Cebu será o 51° da história, que começou em 1881, em Lille, na França. Por três séculos, o evento tem percorrido países de todo o planeta, se tornando uma expressão do "magistério itinerante" da Igreja. Em 2016, nas Filipinas, a Plenária será presidida por Mons. Piero Marini, com a presença de Dom Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin, o prior de Bose, Enzo Bianchi, o cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, e do arcebispo de Cebu, Dom Jose S. Palma. Sábado, dia 27, após a celebração da Eucaristia na Basílica do Vaticano, os participantes da Plenária serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

Fonte: Zenit.org