25.09.2014

XXVIII Assembleia Comire, Conselho Missionário Regional Leste II.

Por Maria do Carmo Silveira Novo, Secretária – Comidi.

O Espírito Santo acolheu de braços abertos os representantes: bispo, sacerdotes, leigos, seminaristas, diáconos, religiosas e leigas consagradas dos COMIDIs. COMISE, FORMISE, JM, IAM e CIMI de Minas Gerais e do Espírito Santo na XXVIII Assembleia do Conselho Missionário Regional Leste II (COMIRE) em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2014, no Centro de Formação Martina Toloni. 36 pessoas participaram da assembleia, sendo das respectivas dioceses e arquidioceses: Espírito Santo (Arquidiocese de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina) e Minas Gerais (Diocese de Caratinga, Juiz de Fora, Uberaba, Ituiutaba, Pouso Alegre, Arquidiocese de Mariana, Guaxupé, Itabira, Coronel Fabriciano  e Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Assembleia foi assessorada pelo Pe. Sidnei Marco Dornelas Cs – CNBB, que abordou com alegria e generosidade o tema: “Animação Missionária à Luz do Evangelli Gaudium” (Alegria em Ser Discípulo Missionário). Entre os participantes presentes estava o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial, Dom José Lanza Neto - Guaxupé.

Foram dias de avaliação, partilha, entrosamento, testemunho, troca de experiência, organização, formação, oração e celebração. A diocese de Cachoeiro de Itapemirim contou com a presença de João Trocate Moreira Neto, COMIDI/Paróquia de Aracuí; Joaquim Salvador Santos, COMIDI/ COMIPA-Paróquia Nossa Senhora da Consolação; Selma Márcia Silva Vieira Fonseca (COMIDI/ COMIPA/ IAM- Paróquia São Pedro Apóstolo Catedral; Maria do Carmo Silveira Novo, COMIDI/CRB/ COMIPA- Paróquia Nossa Senhora das Graças IBC e o seminarista Bruno Ferreira Firmino, COMIDI Seminário.

A assembleia foi marcada com pelo maior número de participantes e dioceses; além de contar pela primeira vez com a presença do CIMI. A presença e ação missionária da Igreja junto aos povos indígenas, tem muitos pontos positivos, principalmente ao aumento das populações indígenas espalhadas pelo Brasil.

Pe. Sidnei abordou o tema de forma contagiante, da mesma forma que ouvimos pela primeira vez pelo Papa Francisco, “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daquele que se encontra com Jesus. Em Cristo, renascemos a cada instante com alegria exuberante, ninguém é excluído”. Somos Igreja Missionária, tendo sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai.(AG2). É preciso evangelizar, a essência da evangelização que está intimamente ligada à proclamação do Evangelho dos que não conhecem Jesus Cristo ou O negam. Todo cristão deve, porque não dizer , tem o dever de anunciá-Lo, sem excluir ninguém! Não podemos cruzar os braços tranquilos e passivamente. Não ser pastoral de mera conservação. Somos convidados a fazer de nossas paróquias uma rede de comunicação que sejam ninho criador de católicos conscientes do verdadeiro significado do Sacramento do Batismo. Somos testemunhas que o Documento de Aparecida faz um forte apelo aos bispos: “recuperemos o valor e a audácia apostólica!” Várias experiências foram relatadas em conversa informal e nos trabalhos de grupo; e o mais belo de tudo, é que pudemos desfrutar da alegria dos jovens. São muitos os desafios a enfrentar, não tenhamos medo, podemos superar pela Fé. Somos chamados para iluminar e comunicar vida, não desanimemos, não permitamos que nos roubem a alegria da evangelização! Nossa alegria deve ser contagiante, ninguém pode arrancá-la de nós.

Durante a assembleia as coordenações estaduais reuniram-se para organização e planejamento para 2015. E, para a agenda do COMIRE ficou definido: Fev – Assembleia CIMI (data a marcar e local),13 à 15 de março  BH – EDIJAM Leste II, 24 à 26/04 - FORMISE  Leste II  Mariana /Minas Gerais, 24 à 26/07  Congresso  Estadual da IAM – Caratinga/MG, 9 à 12/07 – Congresso Nacional de Seminaristas, 31/07 à 02/08 – Congresso Estadual da IAM- Cachoeiro Itapemirim/ ES e 30/10 à 01/11 – Congresso Estadual JM- Divinópolis/ MG.

Caminhemos de mãos dadas, olhos fixos em Jesus que nos exorta “Ide, anunciai a todas a gentes”.  A alegria do Evangelho é uma alegria missionária; essa alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar; mas contêm sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, sempre mais além (EG§21). Uma Igreja em saída, morada de povos irmãos e casa dos pobres (cf.DA 8). Assim, fomos enviados para nossas comunidades, paróquias, dioceses e arquidioceses para assumirmos a cada dia  a missão de anunciar o Evangelho a todos com alegria.

Maria do Carmo Silveira Novo, autora da matéria e participante do evento, posa para foto durante a Assembleia do COMIRE.