13.11.2014

Assembleia do Leste 2 reflete presença viva de leigos e leigas nas comunidades.

Arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas, e lideranças regionais das pastorais e movimentos sociais de Minas Gerais e Espírito Santo reunidos em Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 refletem sobe  “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades”.  O encontro que reúne 150 participantes teve início na terça-feira, 11, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte.

No primeiro dia de trabalho, os participantes, assessorados pelo professor Pedro Ribeiro, refletiram sobre Análise de Conjuntura Social e Politica. Em sua exposição prof. Pedro propôs reflexões sobre a reforma politica e seus desdobramentos após as eleições 2014, a situação politica brasileira, desdobramentos da crise climática e o papel dos movimentos sociais no cenário atual.  Segundo professor Pedro a analise de conjuntura tem especial importância em vista a Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade, Igreja e Sociedade”. Para ele “a Igreja precisa entender os sinais dos tempos para anunciar eficazmente a Boa Notícia da Vida”.

As atividades de quarta-feira,12, foram divididas em atividades por subgrupos. No período da manhã, arcebispos e bispos tiveram sessões de trabalhos reservadas; coordenadores de pastoral e representantes de presbíteros em atividades especificas. Já o grupo de leigos e leigas participaram de uma formação do Estudo do Documento 107 da CNBB “Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, conduzido pelo vice-presidente do Conselho do Laicato do Brasil, Laudelino Azevedo.

No período da tarde, o tema central da Assembleia “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades” foi assunto de pauta. A assessoria ficou a cargo do subsecretario adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch que, a partir do documento 107, falou das perspectivas e desafios  de leigos e leigas e sua atuação como sujeitos eclesiais em suas diversas realidades locais.

A pauta da Assembleia Regional de Pastoral que termina nesta quinta-feira, 13, inclui uma mesa de estudo “Presença leiga nas comunidades – Caminho de portas abertas” com a presença do superintendente do Instituto Axis, Adilson Souza; do coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns; o casal coordenador do Núcleo de Formação da Pastoral Familiar, Ênio e Aparecida; do secretário da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires; e da coordenadora do Conselho Regional de Leigos do Leste 2, Sônia Gomes.

Nota da diocese:

Da diocese de Cachoeiro de Itapemirim participam o bispo diocesano dom Dario Campos, o coordenador de pastoral Pe. Gelson de Souza, o representante dos presbíteros Pe. Genivaldo Marcolan Laquini e a secretária do secretariado diocesano de pastoral Ivanete Balbino Paris.

Informações e fotos: CNBB Leste II.