Notícias

17.12.2014

Papa Francisco completa 78 anos.



O Papa festejou o aniversário natalício na praça de São Pedro, com oito pobres de Roma que lhe ofereceram o presente mais apreciado: um ramo de gira-sóis que compraram porque «olham para o sol e assim nunca perdem a esperança». Quem entregou a homenagem floreal foi Ominiabons, um jovem nigeriano. Emocionado, o Papa por sua vez ofereceu uma prenda a cada um deles com um abraço especial a um jovem muçulmano que também festejava hoje o aniversário.

Os pobres foram acompanhados à praça pelo arcebispo esmoler Konrad Krajeweski, que lhes fez «uma surpresa». Na manhã de hoje saiu muito cedo do Vaticano com uma carrinha e foi ao dormitório aberto pelas irmãs de Madre Teresa em «via Rattazzi, na estação Termini. Aqui convidou cinco pessoas para o encontro com o Papa, juntamente com o pe. Giovanni, um sacerdote polaco que escolheu viver naquela estrutura de acolhimento no período dos seus estudos romanos. Em seguida, foi a buscar três idosas com perturbações psíquicas, assistidas na Casa dom de Maria no Vaticano.

O grupo – composto por um nigeriano, um marroquino, um polaco, um albanês, uma eslovaca, uma romena e dois italianos – chegou à praça quando a audiência estava para iniciar e ocupou o lugar reservado pela Prefeitura da Casa Pontifícia: na primeira fila, precisamente ao lado dos doentes que o Papa saudou pessoalmente, um por um. E precisamente aos refeitórios para os pobres romanos será destinado outro presente feito a Francisco, que chega hoje ao Vaticano da Espanha: oitocentos quilos de frangos oferecidos, como também há um ano, pela cooperativa Coren. A ideia é de uma criança, filho de um dos responsáveis.

Particularmente apreciado pelo Papa também o presente que veio da Coreia: um pacote de biscoitos, preparado e confeccionado por jovens deficientes da Aldeia das flores que Francisco teve ocasião de encontrar, em Agosto, na sua viagem à Ásia. Fez de intermediário para este significativo dom a jornalista Hwang Soo Kyung, da Korean broadcasting system, que trouxe um vídeo com muitas mensagens de agradecimento ao Pontífice pela sua visita.

Outros presentes apreciados foram o bolo com as cores da Argentina, com as velas, apresentado por um grupo de legionários de Cristo, durante o passeio de jipe. E também a presença festiva de três mil bailarinos de tango, que, precisamente em honra do Papa, no final da audiência dançaram na praça Pio XII. «O tango é um abraço e onde há abraços não há violência» disse Cristina Camorani, promotora da iniciativa. Antes da audiência, no arco dos sinos, o arcebispo Agostino Marchetto apresentou-lhe, juntamente com os organizadores, conteúdos e catálogo da exposição «Os Papa da esperança», que está em Castel Sant'Angelo e ficará aberta até 11 de Janeiro.

A desta manhã foi a última audiência do ano. A prefeitura da Casa Pontifícia informou que em 2014 foram 1.199.00 as pessoas que participaram nas quarenta e três audiências. O próximo encontro de quarta-feira será no dia 7 de Janeiro de 2015.


Casa onde nasceu o Papa Francisco receberá placa.

Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, Jorge Mário Bergoglio completa o seu 78º aniversário e será descerrada uma placa comemorativa na casa onde nasceu no Bairro Flores, em Buenos Aires, com os dizeres: “Nesta casa nasceu o Papa Francisco a 17 de dezembro de 1936. Câmara de Vereadores da Cidade Autónoma de Buenos Aires – Ano 2014”.


O verdadeiro endereço de nascimento de Jorge Bergoglio na Rua Varela 268, foi conhecido apenas recentemente, após a investigação de um jornalista que ficou curioso com uma frase dita pelo Papa Francisco numa certa ocasião. A confusão nasceu do fato que Bergoglio cresceu na Rua Membrillar 531, casa para onde a sua família se transferiu após o nascimento de outros filhos. A “descoberta”, feita há poucos meses,  foi confirmada pelo Papa Francisco.

A colocação da placa comemorativa foi uma sugestão do jornalista-historiador Héctor Daniel Vargas, autor desta "descoberta". Ele apresentou ao município a documentação completa da sua pesquisa, a partir do Certificado de Nascimento de Jorge Mario Bergoglio. A proposta foi apoiada imediatamente pelas autoridades.

Fonte: Rádio Vaticano / News.va.

 

 

 

Mais Notícias