20.03.2015

Sínodo dos Bispos sobre a Família

O Vaticano divulgou, na manhã do dia 23 de junho, o Instrumentum Laboris para o Sínodo dos Bispos sobre a Família.

O Instrumento de Trabalho para o Sínodo Ordinário, que ocorrerá de 4 a 25 de outubro com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, está dividido em três grandes partes sendo: “A escuta dos desafios sobre a família”, “O discernimento da vocação familiar” e “A missão da família hoje”.

Ao final do Instrumento de trabalho, tem destaque o Jubileu da Misericórdia que iniciará no dia 8 de dezembro, motivado também pelas reflexões da Assembleia Sinodal.

O texto (em italiano) pode ser lido clicando aqui.

Entre os dias 4 e 25 de outubro de 2015 será realizada, no Vaticano, a XIV Assembleia Geral Ordinária, o Sínodo dos Bispos, que abordará o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Em outubro de 2014 os bispos estiveram reunidos no Vaticano para a realização da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, em preparação para o Sínodo deste ano.

Ao final da Assembleia, o Papa Francisco publicou a Relatio Synodi, enviada às dioceses como Lineamenta, ou seja, um texto de preparação para o Sínodo.

Para conhecer o acolhimento que o documento teria e também solicitar o aprofundamento do trabalho iniciado na III Assembleia, foram acrescentadas aos Lineamenta uma séria de perguntas.

No Brasil a síntese feita por cada diocese, em resposta aos Lineamentas, devem ser enviadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), até o dia 14 de abril, quando serão apresentadas na 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada de 14 a 25 de abril em Aparecida-SP.

O documento pode ser lido na íntegra aqui, confira:

LINEAMENTA  - SÍNODO DOS BISPOS / XIV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA.