25.03.2015

DIA DE FORMAÇÃO.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou, na última terça-feira (24), a Formação das (os) Secretárias (os) das Paróquias da Diocese, com a presença do Bispo diocesano dom Dario Campos durante toda a Formação, que aconteceu na Casa de Encontro “Maria, Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro.

Formação começou com Oração.

Como de costume, as novas secretárias foram apresentadas.

Para Dom Dario a Formação tem o importante papel de situar as secretarias paroquiais sob uma mesma linha de ação, ou seja, funcionando de acordo com as orientações passadas pela diocese. A Formação também tem o papel de orientar as (os) secretárias (os) em questões práticas da função.

Em sua fala, que abriu os trabalhos, dom Dario frisou a importância de não perder a espiritualidade, a alegria, o testemunho na evangelização, especialmente na Semana Santa que se aproxima.

“Na medida do possível é preciso viver a espiritualidade da Semana Santa, mesmo sendo difícil, pois é uma semana de muito trabalho para vocês, mas é importante não fazer apenas pelo trabalho, mas sim com espiritualidade, com entrega. Tudo que vocês estão fazendo é um testemunho de evangelização”, disse dom Dario Campos.

O bispo diocesano também lembrou a importância do bom acolhimento nas Paróquias, pois revela a alegria do Evangelho na Missão confiada por Jesus Cristo.

Dom Dario Campos em sua fala às (aos) secretárias (os).

A Formação também contou com a presença do Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia São Sebastião (Aquidaban), Pe. Gelson de Souza, que falou sobre a motivação pastoral no ministério desempenhado pelas (os) secretárias (os) em seu trabalho.

“Estamos aqui para uma Missão, a Igreja é o Corpo de Cristo, é o Cristo vivo e atuante no meio de nós para continuar a sua Missão. Por isso a Igreja existe para evangelizar, se o que fizermos não estiver evangelizando, não estaremos sendo verdadeiros... No gesto mais simples, do dia a dia, estamos evangelizando”, disse o coordenador de pastoral, completando que as (os) secretárias (os) devem levar isso em conta em sua Missão, no seu trabalho.

Pe. Gelson de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, fala sobre motivação pastoral.

O chanceler da Diocese e Pároco da Paróquia São Pedro (Catedral), Pe. Juarez Delorto Secco, também se fez presente para passar orientações práticas sobre o serviço da Chancelaria  da Diocese, como processos matrimoniais, Batismos, Crismas, entre outros assuntos.

O recém criado escritório de contabilidade da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também esteve representando pelo ecônomo da Diocese, diácono Jorge de Backer, e pela contadora Carmem, que também passaram orientações aos presentes sobre o assunto.

Pe. Juarez Delorto Secco, Chanceler da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Diácono Jorge de Backer e Carmem também estiveram presentes.

A Formação foi encerrada com o almoço. Como já é tradição na diocese de Cachoeiro as (os) secretárias (os) se reunirão novamente em setembro, para a Confraternização das (os) Secretárias (os).

Casa de Encontro "Maria, Mãe da Igreja".