25.03.2015

Experiência Missionária em Conceição do Araguaia.

Por Seminarista Wosley Pansini

Nos dias 08 a 30 de dezembro de 2014, realizou-se a visita missionário do Seminarista, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Piçarra-Pará - Igreja Irmã da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Este período de Graça e encontro com Deus foi configurando-se através de uma profunda escuta da realidade paroquial e diocesana da Igreja de Deus na Diocese de Conceição do Araguaia, cujo a graça foi vivenciar os costumes, cultura, culinária, trabalho, lazer e a vivência da Fé do povo de Deus.

A vivência fraterna e comunhão com o Padre Alci, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que está em missão a quase três anos nesta paróquia, foi muito importante para a escuta pastoral missionária, pois nos cinco primeiros dias vivenciou a dimensão da escuta-pastoral-missionária daquela realidade, o que também foi uma troca de partilha de experiências com o Padre Alci, configurando assim um tempo de colóquios missionários.  Foi um momento de partilha e escuta de nossa realidade e vivência com a escuta da experiência missionária que ele, como Padre, está vivenciando neste projeto: Igreja Irmã.

Este exercício foi valioso, pois inclui o missionário na realidade da Paróquia e assim abriu às possibilidades para a interação e vivência. Além disso, teve-se a oportunidade de um partilha e escuta pastoral com o Bispo Dom Dominique, comunicando seus planos pastorais e missionários para a diocese e sua vida de missão.

Outra dimensão que toca a vivência de fé do missionário foi estar em contato e diálogo com a experiência de Fé do Povo de Deus que marca a missão e refontiza a vocação e vivência de fé do cristão. A Igreja está vivendo nesta Paróquia e também na Diocese de Araguaia a “Primeira Evangelização”, segundo Dom Dominique, e que de fato é possível constatar e experimentar muito concretamente quando se coloca nesta realidade existencial.

O Evangelho de Jesus Cristo está sendo apresentado como uma proposta de vida, “um jeito de Ser Igreja”. Muitos dos fiéis estão encantados com a “novidade” e a proposta de Igreja. O “Jeito” de ser e comunicar a fé chama atenção dos que entram na relação do diálogo.  Houve a oportunidade de conversar com um grupo de jovens universitários da cidade – onde foi possível refletir o protagonismo dos jovens estudantes, na vida pública da cidade e na vida Pastoral da Igreja. Também várias visitas aos moradores das várias vilas, e estando em contato mais diretamente na Vila de Boa Vista, onde a presença foi marcada por cinco prósperos dias, as margens do rio Araguaia e entrada para o Estado do Pará, vindo de Tocantins.

Nestes dias de escuta-partilha-oração a comunidade se reuniu duas vezes para fazer a experiência da Leitura Orante da Palavra de Deus. Não era conhecido por eles, mas foi um pedido que nasceu do meio da assembléia reunida. Com a Partilha desta experiência, um gesto concreto realizado pela comunidade foi visitar outra comunidade, a comunidade dos Bellos, também margens do rio,  para partilhar com eles a experiência que tiveram com a Leitura Orante e celebrar juntos, gerando comunhão com a comunidade e com a diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Outra experiência marcante foi a oportunidade de participar da primeira reunião do Regional da Mata. Foram dois dias de vivência e escuta entre os padres do regional, Irmãs e Seminarista, foi um período de reflexão para pensar alguma ação pastoral para o regional de forma a gerar comunhão e unidade. Com isso se discutiu o “despertar vocacional” nas paróquias, também refletiu um novo nome para o regional que ficou denominado como regional São Pedro e São Paulo, São Pedro por causa da presença da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em Piçarra como Igreja Irmã e São Paulo pela vida missionária da diocese.

De fato, a presença e experiência de fé na Igreja Irmã foi um tempo fecundo de missão, o qual me ajudou a refontizar o sentido da vocação e viver um encontro pessoal com Deus, na escuta aos Irmãos, ouvindo a Sua voz no testemunho de fé de cada irmão e irmã moradores da paróquia.

Wosley Pansini é Seminarista do 2º ano de Teologia - Seminário Maior São João Maria Vianney / Diocese de
Cachoeiro de Itapemirim.