30.03.2015

Conselho Pastoral Diocesano esteve reunido no sábado, 28.

No último sábado, 28, o Conselho Pastoral Diocesano (CPD), esteve reunido no salão da Paróquia São Pedro, Catedral, para a primeira reunião do ano.

O bispo diocesano dom Dario Campos abriu os trabalhos falando sobre a Missão dos agentes de pastoral, destacando as orientações presentes na exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, que ressalta a Missão da Igreja em evangelizar, sem deixar que haja um esvaziamento da espiritualidade, que atrapalha o trabalho missionário.

“Diante de sua Missão, o Agente de Pastoral é tomado pelo complexo de inferioridade que leva a relativizar ou esconder a sua identidade cristã. Com isso, não se dedica a Evangelização ou faz com limitações”, recordou o bispo.

Seguindo as palavras do Papa, dom Dario ressaltou que outra tentação atormenta o trabalho missionário, o desânimo egoísta. Segundo o Papa, este problema está nas atividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem a espiritualidade que transforma o trabalho em Missão. Dom Dario também citou o Papa ao lembrar outras tentações que atrapalham o trabalho missionário; o desânimo, egoísmo e a disputa pelo poder.

Ao final de sua fala, dom Dario salientou a importância de abrir-se às novidades de Deus.

“Quem sai em missão tem que estar pronto para encontrar as novidades de Deus, é preciso pôr vinho novo em odre novo”, encerrou o bispo.

Durante o CPD, os representantes de pastoral discutiram assuntos pertinentes aos trabalhos pastorais, como formar uma equipe para revisar  Diretório da Vida Sacramental, Eleições das Coordenações nos diversos níveis, Retiro para Lideranças, que está programado para os dias 17 e 18 de outubro, entre outros encaminhamentos internos.

Dentro da pauta discutida no CPD merece destaque o Projeto de Aparecida, que foi apresentado pelo Pe. Enildo Genésio de Souza, coordenador do Setor Juventude da diocese.

O projeto é uma comemoração aos 300 anos de Aparecida, tendo como objetivo ser uma oportunidade especial para o desenvolvimento dos três objetivos principais apontados nas conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil que aconteceu em dezembro do ano passado(2013): a missionariedade dos jovens, o crescimento da assessoria, e o fortalecimento do setor juventude nas dioceses.

A abertura do projeto será no dia 18 e 19 de abril, em Aparecida. Mais detalhes do projeto serão divulgados em breve.

A próxima reunião do CPD será no dia 08 de agosto de 2015, no Seminário Bom Pastor.

Esquerda para a direita: Pe. Gelson de Souza, coordenador diocesano de pastoral, Pe. Antônio Tatagiba Vimercat,
Vigário Geral, e o bispo diocesano dom Dario Campos.

Reunião aconteceu no salão da Paróquia São Pedro, Catedral.

Pe. Enildo Genésio de Souza apresenta o Projeto Aparecida 300 anos.