02.04.2015

Missa dos “Santos Óleos” é Celebrada na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim.

O Tríduo Pascal terá início na noite de hoje, Quinta-Feira Santa (2), abrindo às Celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, pilar da Fé Cristã.

Antes, porém, outro importante momento foi Celebrado na manhã de hoje na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim; a Missa do Crisma, ou dos “Santos Óleos”, como é mais conhecida, presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos, concelebrada pelo bispo emérito dom Diogo Reesink e pelos presbíteros de toda a diocese.

Hoje também, reunidos com o bispo diocesano, todos os presbíteros da diocese de Cachoeiro de Itapemirim renovaram suas promessas sacerdotais, expressando a comunhão diocesana em torno de Cristo; por essa razão a Missa de hoje também é conhecida como “Missa da Unidade”.

Na Missa desta manhã os “Santos Óleos” dos Catecúmenos e Enfermos foram abençoados; e o Óleo do Santo Crisma, consagrado. Os “Santos Óleos” serão usados em Batismos, Unção dos Enfermos, Crismas, além de Ordenações e Consagrações, em toda a Diocese ao longo do ano.

Dom Dario Campos, que presidiu a Missa, frisou em sua homilia que nesta Semana Santa o coração da Igreja pulsa forte, emanando toda a centralidade da vida litúrgica do mundo cristão.

“De hoje, Quinta-Feira, à madrugada do Domingo, a Igreja mergulha de corpo e alma na memória celebrativa do fato redentor do mundo, a Páscoa do nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou dom Dario.

Sobre o sacerdócio, Dom Dario frisou que ser sacerdote é participar e atualizar o sacerdócio de Jesus Cristo, oferecer-se assim como Ele se ofereceu.

“Não há Igreja sem Eucaristia, não há Eucaristia sem sacerdócio ministerial, daí a necessidade do sacerdote estar junto do seu povo, como nos fala o Papa Francisco quando nos orienta a sermos pastores com o cheiro das ovelhas”.

Dom Dario também destacou que os Santos Óleos, abençoados na Missa de hoje, junto com o Povo de Deus, serão portadores da Graça de Deus na vida de todos os irmãos e irmãs e da Comunidade.

O bispo diocesano encerrou a sua homilia agradecendo a todos pelo amor demonstrado a ele e a todo presbitério da diocese, além da dedicação de todos à diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Após a homilia todos os presbíteros foram convocados a ficar de pé para a renovação das promessas sacerdotais, perante o bispo diocesano e toda a comunidade ali representada pelos fieis que lotaram a Catedral.

Após a renovação das promessas sacerdotais, os Santos Óleos dos Catecúmenos, Enfermos e Crisma foram depositados perante o altar para serem abençoados e consagrado, respectivamente. Ao final da Missa foram entregues às 42 Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Também foi entregue a cada Paróquia o documento final da Assembleia Diocesana, realizada em 2014, e um banner contendo o objetivo geral da mesma; “Evangelizar com alegria, celebrando a fé viva em nossas comunidades eclesiais de base, perseverando na Comunhão Fraterna, na Palavra de Deus, na Oração e na Eucaristia, motivando a ação dos discípulos missionários de Jesus Cristo, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”. O banner deverá ficar fixado em todas as secretarias paroquiais e comunidades.

Veja as fotos da Missa de hoje clicando aqui.

Significado dos Santos Óleos

Óleo do Crisma. Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos. Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Óleo dos Enfermos, usado no sacramento dos enfermos, conhecido como "extrema-unção". Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.