15.05.2015

49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

No próximo domingo, 17, Festa da Ascenção do Senhor, será comemorado o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano traz o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” na Mensagem oficial enviada pelo Papa Francisco.

Em sua reflexão para o Dia Mundial das Comunicações Sociais o Papa Francisco insere o tema do Sínodo que acontecerá em outubro deste ano e abordará a Família.

Veja a Mensagem do Papa Francisco, na íntegra, clicando aqui.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o Dia Mundial das Comunicação Sociais será celebrado com o Encontro da Pastoral da Comunicação (PASCOM), que acontecerá amanhã, 16, no salão da Paróquia Nosso Senhor dos Passos.

Para saber mais sobre o Encontro da PASCOM clique aqui.

O Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação do Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), Dom Diamantino Prata de Carvalho, também enviou mensagem aos comunicadores do Regional, que pode ser lida na íntegra a seguir.

Mensagem aos Comunicadores do Regional Leste 2

COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA FAMÍLIA

No próximo domingo, festa da Ascensão do Senhor, celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso querido Papa Francisco brinda-nos com uma bela mensagem, destacando a importância de comunicar a família como ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor. Dada a relevância da família, o Santo Padre convocou dois Sínodos: o primeiro já aconteceu em outubro passado e o segundo realizar-se-á em outubro próximo.

A partir do Evangelho, o Papa destaca o valor da família como lugar do encontro. É nela que se aprende a comunicar num clima de amor recíproco. Apesar das diferenças, aprende-se a respeitar e a perdoar. Superam-se os conflitos entre as gerações e educa-se a relacionar-se com Deus pela oração e pela contemplação.

A família é bombardeada por múltiplos programas: alguns a atacam; outros a valorizam. A nós, comunicadores cristãos, cabem apresentá-la dentro do projeto de Deus. Seu Filho, ao vir habitar no meio de nós, quis nascer no seio de uma família. Ele mesmo a prestigiou, abrindo-se para o horizonte da missão de fazer de todos nós a família de Deus.

A vocês, agentes da Pastoral da Comunicação no nosso Regional Leste 2, votos de muito sucesso em seus trabalhos.

Com meu abraço e minha bênção,

† fr. Diamantino Prata de Carvalho, ofm
Bispo Diocesano da Campanha