22.09.2021

Pobreza, Castidade e Obediência

Frei Sidney Pereira proferiu seus votos perpétuos no último sábado (18), na Paróquia N. Sra. da Consolação

No último dia 18 de setembro de 2021, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), o jovem Sidney Pereira proferiu seus Votos Perpétuos de pobreza, castidade e obediência na Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Após seu período de estudo no curso de filosofia na cidade de Franca (SP), um ano de noviciado em convento situado na Colômbia e estudos de teologia na cidade de São Paulo (SP), o jovem natural de Cachoeiro de Itapemirim proferiu seus votos diante da comunidade presente.

A celebração foi presidida por Frei Miguel Ángel Hernández, O.A.R. - Prior Provincial da Província Santo Tomás de Villanova, e concelebrada pelos demais frades Agostinianos Recoletos advindos de diversas regiões do Brasil.

Votos Perpétuos

Mas o que significa exatamente os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência?

O voto da pobreza, falando de uma forma simples, é o "voto de partilha" (com outros membros da comunidade ou com o mundo em geral), ou um "voto para se viver de forma simples”, desapegado de mercadorias, não possuir bens, verdadeira renúncia ao mundo material.

O voto da castidade, na vida religiosa, é um voto de celibato. O Celibatário se compromete com uma vida sem uma relação de amor exclusiva ou sexual com outra pessoa.

O voto da obediência aos seus superiores, neste caso a Ordem dos Agostinianos Recoletos, é a ideia básica de permitir que uma pessoa siga o seu chamado evangélico descobrindo como viver o exemplo dado por Jesus, servindo a todos dentro das designações que lhe forem orientadas por seus superiores.

“Em um mundo que prega as facilidades da autossuficiência, de prazeres desenfreados e do acumular, Frei Sidney OAR, ouvindo o pedido do Santo Padre Francisco ("nada contra essa correnteza e afirma que é possível ser feliz, sendo livre"), e nos passos de Santo Agostinho, assumiu viver plenamente os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Rogamos a Deus que conceda ao Frei Sidney Pereira, O.A.R. as bênçãos necessárias para viver plenamente seus votos na alegria e simplicidade que lhe é peculiar”, falou Gustavo Lins, integrante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Com informações de Gustavo Carvalho Lins e fotos de André Fachetti – Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Consolação