29.09.2021

De Miguel a Miguel

Em parceria com a secretaria de Turismo e Cultura, Paróquia de Itaoca realiza caminhada religiosa, turística e sustentável

No dia 25 de setembro, sábado, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do distrito de Itaoca (Cachoeiro de Itapemirim) e a Prefeitura Municipal da cidade, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizaram a Caminhada de Miguel a Miguel.

A caminhada religiosa, turística e sustentável possui 8km de percurso, com saída da Igreja São Miguel Arcanjo (Centro de Itaoca) e destino à Igreja São Miguel (Comunidade da Usina São Miguel).

O conceito da caminhada foi criado durante uma reunião, a qual estavam presentes o subsecretário de Turismo e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Antônio Valdeir Duarte de Queiróz.

Os objetivos da caminhada foram promover a cultura local, incentivar práticas esportivas como atrativo turístico local, provocar o sentimento de pertencimento dos munícipes, fortalecer e diversificar a composição do trade do Turismo Rural e Religioso e valorizar as Comunidades do Distrito de Itaoca.

Fé, Natureza e Turismo

A data escolhida da “Caminhada de Miguel a Miguel” foi estratégica. Ela acontecerá, a cada ano, no último sábado do mês de setembro. Vivenciamos neste mês três datas significativas: a festa de São Miguel, no dia 29/09; o dia da árvore, no dia 21/09; e o dia internacional do turismo, dia 27/09. A caminhada abraça essas três datas importantes.

Nesta primeira edição o evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, respeitando todas as normas de segurança para o combate ao conronavírus. O Padre Antônio Valdeir acolheu a todos na Igreja Matriz, abençoou as fitinhas de São Miguel Arcanjo, com algumas delas sendo colocadas na nova ponte da Usina de São Miguel. Outras fitinhas os participantes levaram como lembrança. Após o café da manhã, houve alongamento e aquecimento promovido pela Secretaria de Esportes.

O trajeto é marcado pela estrada vicinal e contemplação da natureza. Ao final da caminhada, foram abençoadas e distribuídas sementes de ipês para que os participantes plantassem em locais seguros. Também, foram plantadas duas mudas de árvores nativas ao lado da Comunidade de São Miguel, na Usina. Esse ano a caminhada refletiu sobre o cuidado com a Casa Comum, como pede o Papa Francisco.

"Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer." Agostinho de Hipona.

Com Informações e imagens da Pascom Nossa Senhora Aparecida - Itaoca