17.11.2021

Dia dos Pobres

Paróquias da Diocese realizam ações com famílias carentes. Dom Luiz Fernando também esteve presente

No último domingo a Igreja de todo o mundo celebrou o Dia Mundial dos Pobres. A data é uma iniciativa do Papa Francisco, que chegou ao seu quinto ano com a Jornada Mundial dos Pobres.

A jornada não é um dia para “celebrar” a pobreza ou para que as pessoas façam caridade, pois todo dia é dia de ser solidário. A data é um símbolo para que a sociedade se lembre daqueles que são esquecidos diariamente. E assim como porto o Brasil e nas demais Igrejas particulares do planeta, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu uma série de atividades para fazer memória ás pessoas oprimidas.

O bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa participou da ação promovida pela Paróquia Nosso Senhor dos Passos, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Rodeado de centenas de crianças, Dom Luiz compartilhou um pouco de sua experiência missionária, acolheu os participantes da ação promovida pela paróquia e abençoou o alimento que foi confraternizado em seguida.

“Todos somos irmãos! Não há diferença entre nós, não pode haver diferença, nem de raça, nem de cor, nem de língua, todos somos filhos do mesmo Deus”, afirmou Dom Luiz Fernando enquanto falava a todos ao lado do jovem Klinger. Assista a fala do bispo da Diocese de Cachoeiro no vídeo acima.

Interior do estado

Assim como em Cachoeiro, as demais paróquias da Diocese também realizaram ações no intuito de elevar a dignidade dos mais empobrecidos, ressaltando que todos são igualmente importantes na sociedade, mesmo que a própria sociedade muitas vezes demonstre o oposto.

Em Castelo, a Paróquia Santo André Apostolo, do distrito de Aracuí, promoveu sorteios, brincadeiras, histórias para as crianças e um momento especial com palestra motivacional.

No município de Bom Jesus do Norte, extremo sul da Diocese, a Paróquia São Geraldo celebrou uma missa juntamente com um café da manhã na Comunidade Santo Antônio, ofertado a todos os presentes, mas destacando as famílias carentes. À noite, uma nova missa foi celebrada, desta vez na Igreja Matriz. A Celebração Eucarística noturna marcou o envio dos missionários que farão visitas às famílias carentes e também as consideradas de extrema pobreza no município. Elas serão cadastradas e escutadas, em mais uma etapa do projeto “Paz e Pão” que será implementada em Bom Jesus do Norte.

“Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mateus 25, 40)

Imagens: Paróquias N. Sr. dos Passos, Santo André e São Geraldo Magela