22.11.2021

Escutar e Transbordar

Em mensagem, Santo Padre saúda os participantes da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou nesse domingo (21) com a oração e o encorajamento do Papa Francisco.

Através de uma mensagem, o Pontífice saudou os participantes e ressaltou a importância deste evento para reavivar o espírito da Conferência de Aparecida, com o olhar voltado ao Sínodo de 2023, para impulsionar uma Igreja “em saída sinodal”.

Veja alguns dos pontos chaves da mensagem do Papa Francisco:

Escutar Deus e o clamor do povo

De modo especial, Francisco propõe duas palavras à atenção dos participantes: escutar e transbordar.

O dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento, escreve o Papa.

“Numa assembleia, o intercâmbio facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nela a vontade a que Deus nos chama.”

Portanto, o pedido de Francisco é que a Igreja procure escutar-se mutuamente e escutar os clamores dos mais pobres e esquecidos.

Transbordar o amor criativo do Espírito

A segunda palavra – “transbordar” – se insere no contexto de encontrar caminhos que evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações.

“Neste processo, peço ao Senhor que esta Assembleia seja expressão do ‘transbordar’ do amor criativo do Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária.”

O Pontífice conclui animando os participantes a viverem estes dias acolhendo com gratuidade e alegria este chamado a transbordar o Espírito no Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe.

Oração da Assembleia Eclesial

Pai de bondade, que tem conduzido a tua Igreja peregrina na América Latina e no Caribe, inspirando-a a fazer realidade um caminho sinodal em saída a partir da experiência das Conferências Episcopais.

Suplicamos-te que nos ajudes com a luz do teu Espírito Santo neste tempo de preparação para a nossa Assembleia Eclesial, que com memória agradecida lembrar-se-á do Documento de Aparecida, vislumbrando no horizonte o Jubileu de Guadalupe e da Redenção.

Que, face aos desafios presentes e futuros possamos reacender o nosso compromisso como discípulos missionários, para que possamos ter vida em Jesus Cristo encontrando. Nele a alegria, a paz e a esperança que não desilude.

Que, através da escuta, do diálogo e do encontro, e inspirados pela voz profética do Papa Francisco para o cuidado da casa comum, das culturas e o compromisso com a fraternidade universal, sejamos corajosos na promoção de uma economia solidária e uma educação integral, ajudando com amor aqueles que foram descartados e excluídos.

Que Santa Maria de Guadalupe e o sangue de tantos homens e mulheres mártires que fecundaram a nossa fé, nos encoraje na missão que nos foi confiada. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Imagem e informações: Vatican News