13.12.2021

SOS Bahia e Minas

Dom Luiz Fernando convida o povo capixaba a exercitar a solidariedade

A quase dois anos a região sul do Espírito Santo enfrentava o que foi considerada "a pior enchente de sua história". Casas foram arrastadas pela força da água, famílias ficaram desalojadas e pessoas perderam a  vida.

Mais uma vez a força da natureza se mostra implacável, mas desta vez nos estados vizinhos à nossa Diocese. Em Minas Gerais e na Bahia a situação é muito parecida com a que nossos municípios sofreram em janeiro de 2020.

E Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim (ES), nos convida a exercitar a solidariedade. Através de contas bancárias do banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, Dom Luiz pede que aqueles que puderem contribuam com os nossos irmãos e irmãs necessitados neste momento. Todos os recursos arrecadados serão revertidos em ações emergenciais para atender a população atingida pelas chuvas.

As doações podem ser feitas pelas contas:

Banco do Brasil
Agência 0452-9
C/c . 50.106-9

Caixa Econômica Federal
Agência 1041
C/c – 1132-1

Situação até o dia 11 de dezembro de 2021

Em Minas Gerais, devido às chuvas intensas que atingem o estado desde setembro deste ano, 9.500 pessoas tiveram que buscar acomodação com amigos e familiares, enquanto 2.000 famílias precisaram buscar refúgio na esfera pública. Diversas cidades tiveram o abastecimento de água interrompido.

Na Bahia, desde o dia 06 de dezembro, mais de 8.000 pessoas foram forçadas a abandonar suas casas e muitas delas aguardavam resgate sobre seus telhados. Há registro de que seis pessoas perderam a vida no estado.

Além de provocar inundações e deslizamentos de terra, as chuvas causaram o rompimento de duas barragens em Apuarema e danos às vias de acesso de algumas cidades, como Eunápolis e Itabela, dificultando ações imediatas da Defesa Civil.

Veja aqui a nota de solidariedade às famílias desabrigadas pelas chuvas no sul e extremo sul da Bahia, lançada pela CNBB Regional NE3.