28.01.2022

Gratidão

Entrevistamos Mons. Andherson Franklin, nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória

Na manhã da quarta-feira, 22 de dezembro, o Mons. Andherson Franklin Lustoza de Souza foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar para a Arquidiocese de Vitória (ES). Uma alegria que gerou comoção por todo o estado do Espírito Santo, aumento ainda mais o elo já existente entre a arquidiocese e a nossa diocese sul capixaba.

À noite, uma missa em Ação de Graças pela nomeação foi realizada na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, presidida pelo próprio monsenhor, que pôde agradecer todo o carinho recebido ao longo do dia (veja no vídeo acima).

E após este dia repleto de compromissos e congratulações, nós pudemos conversar com o Monsenhor Andherson Franklin de forma particular, agradecer sua caminhada pastoral em nossa Diocese e fazer algumas perguntas a ele. Acompanhe abaixo:

Monsenhor, primeiramente parabéns pela nomeação. Nos diga, como foi receber a notícia da?

Agradeço muitíssimo pelas felicitações. E recebo esta notícia com serenidade e com o espírito de grande disponibilidade para o serviço. Acredito que a graça de Deus acompanha aqueles que o Senhor chama para o serviço na Igreja, e por isso me coloco a disposição do Senhor, para que Ele possa fazer da minha vida Sua obra.

Os serviços na Igreja são muitos, desde aqueles que veem em nossas Comunidades Eclesiais de Base, serviços gratuitos, os ministérios instituídos e os ministérios ordenados, dentre os quais tem o episcopado. E por isso eu me coloco para servir

O senhor algum dia imaginou se tornar um Bispo da Igreja Católica?

Na verdade, não. Eu sempre, desde quando fui ordenado presbítero em 2000, procuro pedir a graça de Deus cotidianamente para que eu seja um bom padre. E sendo um bom padre, que eu realize a missão que a mim foi confiada pela Igreja em tudo aquilo que faço, seja no ministério dos sacramentos, seja no pastoreio das comunidades e paróquias pelas quais eu já passei e também na formação acadêmica dos nossos seminaristas e dos nossos leigos e leigas.

Por isso, para mim essa sempre foi a minha missão. Nunca houve nada além disso e por isso vejo a gratuidade de Deus em minha vida.

Para o senhor, ser bispo é...?

Recentemente o Papa Francisco, numa ordenação episcopal que ele presidiu na Basílica São Pedro, disse que “o episcopado não é uma honraria, mas um serviço, e um serviço que deve ser acolhido com responsabilidade e grande zelo”. Por isso, é assim quem eu encaro esse serviço, um serviço que a Igreja me confia e que eu espero, com a Graça de Deus, exercer da melhor maneira possível.

O senhor continuará perto de nós, pertencendo ao Regional Leste 3, porém com certeza a saudade já toma conta do Povo de Deus que tanto gosta do senhor. Que mensagem o senhor deixa para os nossos fiéis e nossas comunidades eclesiais de base?

De fato, com o Regional Leste 3, nós continuaremos unidos. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a Diocese de Colatina e a Diocese de São Mateus unidas à arquidiocese de Vitória, no qual serei bispo auxiliar.

Eu digo irmão que, está Diocese me gerou para a fé, me fez discípulo de Cristo, me acolheu, me formou e me ofereceu grandes oportunidades. Minha Palavra para a Diocese de Cachoeiro sempre será gratidão e compromisso. Por isso em tudo aquilo que eu puder contribuir, mesmo longe, ou seja, em Vitória, eu farei com grande alegria. E por isso peço a todos os irmãos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim que rezem por mim, rezem sempre por mim, esse é o meu pedido maior. Que deus abençoe a todos!