11.02.2022

Patrimônio Cultural

Igreja Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro, é reinaugurada com a presença da comunidade e de autoridades

Na noite desta quinta-feira (10) a Igreja Matriz da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, foi reinaugurada de forma oficial.

No mesmo dia em que completou 138 anos de existência, o monumento histórico e cultural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim apresentou à comunidade sua nova estrutura, com pintura, iluminação e aparelhagem de som novos, além de restauro do assoalho e paisagismo no entorno do templo religioso. A restauração da Igreja durou aproximadamente 1 ano.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco, Pe. Evaldo Praça Ferreira, e concelebrada pelo Mons. Andherson Franklin Lustoza de Souza, recém nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (com ordenação programada para o dia 19 de fevereiro, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro).

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha, acolheu fiéis da comunidade, de outras paróquias e convidados, como autoridades civis e militares que vieram prestigiar o momento. Entre eles estavam o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho e o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O governador, ao final, agradeceu à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, aos padres responsáveis e ao município pelo zelo com a Igreja, que em suas palavras “não é só um templo”, mas também “lugar de força divina, alimento espiritual e luz para o caminho”.

História da Igreja

A Matriz Nosso Senhor dos Passos teve a construção iniciada em 1879 e foi ampliada e concluída no ano de 1882. O local era propriedade do Capitão Francisco de Souza Monteiro e Dana Henriqueta, proprietários da Fazenda Monte Líbano. A benção inaugural foi realizada no dia 10 de fevereiro de 1884 pelo Pe. Camilo Barcil.

Os dois eram pais do primeiro Bispo Cachoeirense no Espírito Santo, Dom Fernando de Souza Monteiro e dos presidentes do Estado do Espírito Santo, Jerônimo de Souza Monteiro e Bernardino de Souza Monteiro; avós do Governador Carlos Fernando Monteiro Lindemberg.

Foi doada à Comunidade católica no município de São Pedro do Cachoeiro no ano de 1899.