15.02.2022

Aniversário

Diocese de Cachoeiro completa 64 anos de criação nesta quarta-feira, 16 de fevereiro

Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022. Neste dia a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebra 64 anos de fundação.

Criada em 16 de fevereiro de 1958, pela Bula “Cum Territorium”, do Papa Pio XII, a Diocese foi desmembrada da então Diocese do Espírito Santo, hoje Arquidiocese de Vitória. Atualmente, a Diocese pertence ao Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Abrangendo 27 municípios e contendo 43 paróquias, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim possui aproximadamente meio milhão de fiéis distribuídos pela região sul do Espírito Santo.

Ao todo, já possuiu 5 bispos diocesanos: Dom Luiz Gonzaga Peluso; Dom Luiz Mancilha Vilela; Dom Célio de Oliveira Goulart; Dom Dario Campos, OFM, e Dom Luiz Fernando Lisboa, CP.

Este é o primeiro aniversário da Diocese no pastoreio de Dom Luiz Fernando, atual bispo diocesano.

Curiosidades

- Os Pastores e representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim curiosamente costumam ter o nome “Luiz”, como visto em três dos cinco bispos (além do Pe. Walter “Luiz” Altoé, administrador diocesano durante o último período de vacância diocesano).

- Dos 27 municípios no qual a Diocese abrange, 26 possuem uma ou mais paróquias. Apenas Ibitirama não possui uma paróquia em seu município. A região pertence à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, cuja sede paroquial está situada na cidade vizinha, em Divino de São Lourenço.

- A Diocese divide suas paróquias em 8 regionais distintos: O maior deles é o de número 2, que abarca as paróquias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim (9 no total).

- O menor regional diocesano é de número 7, contendo apenas 3 paróquias na região extremo sul, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro.

- Além do Padroeiro São Pedro, a Diocese de Cachoeiro possui uma copadroeira: Nossa Senhora do Amparo.

- A Paróquia Nossa Senhora do Amparo, do município de Itapemirim, é a paróquia mais antiga da Diocese. Em 2019 ela celebrou seu jubileu de 250 anos de existência.

- A Paróquia mais jovem fica localizada no distrito de Conceição do Muqui (Mimoso do Sul): Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, instalada no ano de 2016.